Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anvisa: Trauma de Campina Grande é o hospital mais seguro e de qualidade na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, é a unidade hospitalar da Paraíba que mais executa as práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, recebendo a nota máxima de 100% em conformidade com os indicadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficando, portanto, em primeiro lugar no Estado.

Isso é o que aponta o relatório da autoavaliação nacional das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020. De acordo com os dados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes foi classificado como instituição com alta adesão às práticas de segurança, apresentando conformidade alta, ou seja, 100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados.

“São 21 indicadores analisados, e essa adesão é importante para a segurança do paciente, para diminuir os riscos de lesões, quedas, entre outros itens que fazem parte do protocolo. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na Unidade Hospitalar”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Talita Falcão.

Segundo ela, este ano o objetivo do Núcleo de Segurança do Paciente do Trauma-CG é envolver o familiar como parte do processo de cuidado, agindo como barreira para evitar falhas na assistência à saúde. Para isso, está sendo elaborada uma cartilha n qual os acompanhantes receberão dicas e orientações, como evitar que o paciente seja vítima de uma falha da assistência relacionada à sua identificação, prevenção de quedas, lesão por pressão, prevenção de infecção hospitalar por meio da higienização das mãos e interação com o cuidador na hora da administração do medicamento.

A coordenadora estadual de Segurança do Paciente e gerente Técnica da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Vívian Lopes, parabenizou o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes por conseguir mais um ano, mesmo em momento de pandemia, obter alta adesão às práticas de segurança do paciente, se destacando no estado da Paraíba como um serviço seguro e de qualidade e recebendo um selo em forma de estrela da Anvisa por obter a nota máxima de 100%.

A avaliação é nacional é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, o que exige a implantação dos protocolos de segurança do paciente.

 

 

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência