Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anvisa: Trauma de Campina Grande é o hospital mais seguro e de qualidade na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, é a unidade hospitalar da Paraíba que mais executa as práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, recebendo a nota máxima de 100% em conformidade com os indicadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficando, portanto, em primeiro lugar no Estado.

Isso é o que aponta o relatório da autoavaliação nacional das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020. De acordo com os dados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes foi classificado como instituição com alta adesão às práticas de segurança, apresentando conformidade alta, ou seja, 100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados.

“São 21 indicadores analisados, e essa adesão é importante para a segurança do paciente, para diminuir os riscos de lesões, quedas, entre outros itens que fazem parte do protocolo. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na Unidade Hospitalar”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Talita Falcão.

Segundo ela, este ano o objetivo do Núcleo de Segurança do Paciente do Trauma-CG é envolver o familiar como parte do processo de cuidado, agindo como barreira para evitar falhas na assistência à saúde. Para isso, está sendo elaborada uma cartilha n qual os acompanhantes receberão dicas e orientações, como evitar que o paciente seja vítima de uma falha da assistência relacionada à sua identificação, prevenção de quedas, lesão por pressão, prevenção de infecção hospitalar por meio da higienização das mãos e interação com o cuidador na hora da administração do medicamento.

A coordenadora estadual de Segurança do Paciente e gerente Técnica da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Vívian Lopes, parabenizou o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes por conseguir mais um ano, mesmo em momento de pandemia, obter alta adesão às práticas de segurança do paciente, se destacando no estado da Paraíba como um serviço seguro e de qualidade e recebendo um selo em forma de estrela da Anvisa por obter a nota máxima de 100%.

A avaliação é nacional é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, o que exige a implantação dos protocolos de segurança do paciente.

 

 

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

1_img_6707-38939016

Advogada garante que assassino de Maria Vitória aliciou sete outras meninas; ouça

WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.38.28

Francisco Fidelis registra candidatura à vaga de desembargador da Paraíba pelo Quinto Constitucional do TJ-PB

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2