O pré-candidato do PT a prefeito de João Pessoa, Anísio Maia, disse em live do ParlamentoPB, realizada nesta quinta-feira (06), que deseja implantar a tarifa zero para os usuários de transporte coletivo na capital em qualquer hora do dia e da noite.
“Estamos estudando a possiblidade de implantar em João Pessoa a tarifa zero, vai ter repercussão incrível na cidade”. O pré-candidato ressaltou que a atual frota de ônibus é antiquada e insuficiente para a população, sendo a mesma de dez anos atrás.
“Esse sistema de transporte urbano é um sistema antiquado, arcaico. A forma como os ônibus circulam e a forma é operado esse sistema é a mesma de quarenta anos atrás. As empresas de ônibus, pelo fato de ter o privilégio de ninguém tocar nelas, digamos assim elas são intocáveis mesmo, elas operam com a melhor tranquilidade sem se preocupar em se modernizar”, ressaltou. Para Anísio a única modernização que as empresas fizeram foi o cartão para os usuários.
O pré-candidato criticou o monopólio do transporte público na capital, dizendo que a primeira coisa a fazer para melhorar a mobilidade urbana é quebrar o monopólio e implantar serviços mais modernos, como BRT e VLT, além de investimentos em ciclovias e locais seguros para guardar as bicicletas.
Segundo Anísio, está sendo feita a análise para implantar a tarifa zero a partir do orçamento de João Pessoa, mas que é possível fazer, sobretudo com critérios justos dos impostos municipais, como o IPTU. Para ele, a tarifa zero vai ser boa para todo mundo.