O deputado estadual Anísio Maia (PT), candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições municipais pelo PT, disse nesta sexta-feira (23) ter ficado surpreso com o anúncio do apoio do ex-deputado federal Luiz Couto à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho. “Fiquei surpreso porque ele reclamou de que não foi eleito porque Ricardo Coutinho não lhe deu apoio na hora que ele precisava e concentrou esse apoio em Veneziano [Vital do Rêgo]. Mas, não houve baixa para nós porque não se perde o que não se tinha. Luiz Couto não estava fazendo campanha para nós. Estava recluso”.
Anísio disse, entretanto, ter recebido apoios mais importantes do que o de Couto, a exemplo de 42 diretorianos do PT Estadual.
A respeito do manifesto citado por Anísio, a executiva e os integrantes do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram hoje um documento em defesa da candidatura de Anísio Maia (PT) e Percival Henriques (PCdoB) pela ‘Coligação Unidos por João Pessoa’ na disputa para a Prefeitura de João Pessoa.
O manifesto é assinado por 44 dirigentes do Diretório Regional do PT da Paraíba. Após sucessivos ataques sistemáticos à candidatura de Anísio Maia, o Manifesto reafirma como legítima a candidatura de Anísio Maia como representante das esquerdas na capital.
Segue o Manifesto!
APOIO À CANDIDATURA DE ANÍSIO MAIA FORMA MAIORIA NO DIRETÓRIO REGIONAL DO PT DA PARAÍBA
Nós, Dirigentes Estaduais do Partido dos Trabalhadores, que compomos a maioria do Diretório Regional, manifestamos nosso irrestrito apoio à candidatura do companheiro Anísio Maia à Prefeitura de nossa Capital.
O companheiro Anísio Maia é um quadro histórico que dedica sua trajetória política à construção de nosso partido. Nunca abandonou ou traiu o PT e, nestas eleições, disponibiliza seu nome para uma construção coletiva e partidária.
Quaisquer ataques ao seu nome, por motivos alheios ao PT, sejam oriundos de dentro ou fora da Paraíba, também são ataques ao conjunto de nossa militância partidária que, de maneira unânime no Diretório Municipal de João Pessoa, deliberaram por sua candidatura.
A coragem e disposição dos companheiros e companheiras do PT de João Pessoa não são negociáveis e esperamos que animem todos e todas que lutam a favor da classe trabalhadora e contra o bolsonarismo em cada canto deste país.
Também saudamos a coerência programática presente na candidatura do companheiro Anísio Maia. Não é possível construir alternativas de esquerda com práticas neoliberais na gestão pública, a exemplo da privatização e/ou terceirização de serviços públicos e ataques aos direito dos servidores públicos.
Reafirmamos nosso apreço pelo pleno funcionamento das instâncias partidárias, porque o PT não tem dona ou dono, tampouco se subordinará aos cálculos políticos de qualquer personalidade.
Não poderíamos deixar de expressar nossa alegria pela coligação construída com os companheiros e companheiras do PCdoB, aliado histórico e que nunca deixou de construir o campo de esquerda no Brasil e na Paraíba. A candidatura do companheiro Anísio Maia não é um processo isolado e sempre esteve aberta ao diálogo e a construção com as demais forças políticas do campo democrático e popular e por isso marchamos Unidos por João Pessoa com o glorioso PCdoB, que indica o nome do companheiro Percival Henriques, como vice-prefeito.
A luta das forças de esquerda em defesa de democracia e do povo brasileiro não começa e nem termina nestas eleições municipais. Exatamente por isso, quem precisa ser classificado como linha auxiliar da direita é todo e qualquer movimento de desmobilização de nosso partido.
A legítima candidatura petista do companheiro Anísio Maia expressa uma alternativa realmente de esquerda para que nossa capital seja uma cidade cada vez melhor. Nosso partido nasceu das lutas da classe trabalhadora e, enquanto tivermos companheiros e companheiras tão combativos como Anísio Maia e a militância de João Pessoa, seremos verdadeiramente o Partidos dos Trabalhadores.
Vote 13! Vote PT!
Assinam
1- Maria Cély de Andrade – Secretária Estadual de Mobilização do PT/PB
2- Maria Heloisa da Silva Marinho- Secretária Estadual de Movimentos Populares do PT/PB
3- Edvan Silva – Vice Presidente do PT/PB
4- Luiz Nunes Corionalo Neto – Secretário de Organização do PT/PB
5- Arimatéia França – Secretário Geral do PT/PB
6- Anselmo Castilho – Secretário Estadual dos Setoriais do PT/PB
7- Danúbia Kelly Dantas – Secretária Estadual de Comunicação do PT/PB
8- Bruna Duda – Secretária Estadual de Formação do PT/PB
9- Anísio Maia Filho – Vice Presidente do PT/PB
10 – Maria de Fátima da Paz Teixeira – Secretária Estadual de Interiorização do PT/PB
11- Hortêncio Severino Duarte – Vice Presidente do PT/PB
12- Valdenora Bernardo Damaceno – Secretária Estadual de Políticas Públicas Setoriais.
13 – Felipe Santos – Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT/PB
14- Zezé Béchade – Secretária Estadual de Mulheres do PT/PB
15- Pedro Marcos Gomes Matias – Secretário Estadual de Juventude do PT/PB
16- Keyla Cordeiro – Secretária Estadual LGBTQI+ do PT/PB
17 – Lúcio André Figueiredo – Secretário Estadual de Cultura do PT/PB
18 – Adriano Almeida da Silva – Dirigente Estadual
19- Edinaura Almeida de Araujo – Dirigente Estadual
20 – Edson Franco – Dirigente Estadual
21 – José Robson Ferreira de Lima Araújo – Dirigente Estadual
22- Maria Marques Maciel – Dirigente Estadual
23- Priscilla Kelly – Dirigente Estadual
24- Angela Maria dos Santos Pereira – Dirigente Estadual
25- Josenilton Feitosa – Dirigente Estadual
26- Frei Anastácio Ribeiro – Dirigente Estadual e Deputado Federal
27- Gabriel Maia Santiago Sousa Rangel – Dirigente Estadual
28- Hermano Nepomuceno Araújo – Dirigente Estadual e Presidente do Diretório Municipal do PT de Campina Grande
29 – Giucélia Figueiredo – Dirigente Estadual e Presidenta do Diretório Municipal do PT de João Pessoa.
30- Isabela Santos Prado – Dirigente Estadual
31- José Mário Araujo e Caldas- Dirigente Estadual
32- Maria Marta Benício de Pontes – Dirigente Estadual
33- Maria Nunes da Silva- Dirigente Estadual
34- Joana Darck Monteiro – Dirigente Estadual
35- Igor da Silva Bento – Dirigente Estadual
36- José Ivonaldo Batista – Dirigente Estadual
37- Eudes Hermano Travassos Gomes
38- Charliton Machado – Dirigente Estadual
39- Alexandre Sales Bernardo – Dirigente Estadual
40- Luiz Costa Sobrinho – Dirigente Estadual
41- Aline Maria Batista Machado – Dirigente Estadual
42- Elisa Peixoto de Macena – Dirigente Estadual
43- Maria Leonia Gomes de Lima – Dirigente – Estadual
44- Maria Goreti da Silva – Dirigente Estadual
O anúncio do apoio de Couto à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) à prefeitura de João Pessoa foi feita no início da manhã de hoje, durante live ao lado do socialista. Ele explicou porque decidiu ficar ao lado de Ricardo. “Conheço sua trajetória e suas ações, por isso estou aqui para lhe apoiar”, disse o ex-parlamentar.