Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anastácio parabeniza famílias de Acampamento em Pedras de Fogo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) parabenizou as famílias do acampamento Arcanjo Belarmino, em Pedras de Fogo, pelo aniversário de cinco anos de ocupação da terra comemorado sábado passado (13). “Parabenizo as famílias pelo exemplo de resistência e trabalho. Elas transformaram a terra improdutiva em um celeiro de alimentos saudáveis”, disse o deputado.

Na festa de aniversário, as famílias tiveram direito a muita comida, um bolo gigante, churrasco e muito forró. Tudo realizado com recursos próprios e alimentação retirada da terra onde estão morando e trabalhando. “Essas famílias são um dos muitos exemplos de acamamentos no estado onde existe muita produção, mesmo sem a terra ter sido desapropriada pelo INCRA. Enquanto aguardam a desapropriação, os trabalhadores e trabalhadoras produzem alimentos agroecológicos”, destacou.

O acampamento tem 350 famílias que são acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Elas ocuparam a área que era coberta de bambu, há dois anos, de onde estão retirando o seu sustento. No local, cada família tem o seu roçado. Elas criam animais, plantam milho, feijão, batata-doce, jerimum, macaxeira, quiabo, fava, inhame, entre outras culturas”, informou o parlamentar.

Exemplo de produção – Apesar da produção exemplar, as famílias estão com ameaça de despejo pela Justiça. Na mais recente audiência, realizada no dia 18 de junho, na Comarca de Pedras de Fogo, os acampados levaram para frente do Fórum cinco toneladas de alimentos.

“Todos os alimentos foram doados à população. Foi uma prova para a justiça e para a opinião pública da viabilidade e capacidade de produção do acamamento, além de mostrarem a responsabilidade com a agricultura agroecológica. O que todos esperam é que não seja cometida mais uma injustiça com essas famílias que estão tirando o seu sustento da terra. Se não estivessem no acampamento, estariam com seus filhos passando fome nas periferias das cidades e vulneráveis à marginalidade”, afirmou o deputado.

Comissão de Direitos Humanos – No mês de agosto, a Comissão de Direitos Humanos e Minoras da Câmara Federal virá à Paraíba realizar uma audiência pública para discutir e procurar saídas para a situação de vários acampamentos, a exemplo do Arcanjo Belarmino, que estão com ameaça de despejo pela justiça. A vinda da comissão à Paraíba é uma propositura do deputado Frei Anastácio, que teve requerimento aprovado pela Comissão por unanimidade. A audiência reunirá os movimentos sociais, trabalhadores e autoridades estaduais e federais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência