Amadeus Lopes é empossado na presidência da Associação do MP

O promotor de Justiça Amadeus Lopes Ferreira foi empossado, na tarde de hoje, na presidência da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), para o biênio 2011/2013, em solenidade realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele encabeçou a chapa Unidos e Independentes, que venceu na eleição realizada em dezembro. Amadeus Lopes substitui João Arlindo Corrêa Neto, que presidiu a entidade desde 2007. Também tomaram posse os novos integrantes da diretoria e do conselho fiscal da Associação.

A solenidade reuniu membros do Ministério Público, magistrados, advogados, familiares dos empossados, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o  representante do Tribunal de Justiça, desembargador Fred Coutinho, o conselheiro Fábio Nogueira, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado,  o presidente em exercício da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Marcos Sales, a advogada Evam Maria Fernandes, representando a OAB/PB e o diretor da Região Nordeste da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Rinaldo Reis Lima, que representou o presidente da entidade, César Mattar Jr.

Segundo o novo presidente da APMP, Amadeus Lopes, sua gestão terá como objetivos a defesa intransigente dos direitos e prerrogativas dos membros do Ministério Público e associados, a reforma do Estatuto da Associação, uma maior integração entre os membros do MP e associados aposentados e uma relação próxima com a sociedade e entidades associativas na defesa da liberdade e dos princípios democráticos.

Também constam na proposta da gestão a elaboração de um calendário de programação festiva e de programação esportiva, o fortalecimento da atuação cultural com a promoção de seminários, palestras e incentivos à  participação em congressos nacional e estadual.

Ele destacou ainda que ser presidente da APMP foi um dos seus objetivos desde que ingressou no Ministério Público. “Esse objetivo hoje é  concretizado. Na verdade é uma luta que, desde então nós começamos desde meu ingresso no Ministério Público, há quatorze anos, que tenho sempre participado de todos os movimentos da associação e trilhar por esse caminho era um dos objetivos que eu sempre almeijei dentro da instituição”, ressaltou Amadeus Lopes.

Para o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Filho, a posse de Amadeus Lopes à frente da APMP representa a concretização de democracia institucional. “Acho que Dr. Amadeus tem amplas condições de fazer um bom trabalho, que evidentemente vem a coroar uma continuidade, haja visto que o Dr. João Arlindo apoiou a nova diretoria. Acho que estamos indo bem e espero que ele possa ter êxito no seu trabalho, e além disso a gente ter a possibilidade de fazer um trabalho, claro, respeitando as autonomias, mas de irmandande e fortalecimento da instituição, isso é o mais importante”, enfatizou.

Dever Cumprido – O promotor de Justiça João Arlindo Neto, que foi presidente da APMP durante quatro anos, disse que além do dever cumprido o mais importante é que ao passar o cargo para Amadeus Lopes está fazendo o seu sucessor. “É uma confluência, dever cumprido com fazer com que esse sucessor dê continuidade e é isso que a classe espera ao trabalho desenvolvido durante esses quatro anos à frenta da Associação Paraibana do Ministério Público, que foi prazeroso e muito trabalhoso. Nós enfrentamos várias dificuldades quer no âmbito nacional, quer no âmbito institucional”, ressaltou o promotor João Arlindo, que atualmente exerce mandado federal em Brasília, junto a Conamp.

Composição da Diretoria e Conselho Fiscal da APMP

– Presidente: Amadeus Lopes Ferreira
– 1º  Vice Presidente: Eny Nóbrega de Moura Filho
– 2º  Vice Presidente: Kepler José Leal Maranhão
– 1ª  Secretária: Rosane Maria Araújo de Oliveira
– 2º  Secretário: José Alves Campos
– 1ª  Tesoureira: Adriana de França Campos
– 2ª Tesoureira: Paula da Silva Camilo Amorim
– Diretoria Social: Gardênia Cirne de Almeida
– Diretoria Patrimonial: Ana Cândida Espínola
– Diretoria Cultural: Valério Costa Bronzeado
– Diretoria de Esportes: Túlio César Fernandes Neves
– Diretoria de Beneficência: Lean Mateus de Xerez
– Diretoria Jurídica: Rafael Lima Linhares
– Sub-Sede de Campina Grande: Júlia Cristina do A. Nóbrega Ferreira
– Sub-Sede Sertão: Alexandre José Irineu
– Diretor de Ouvidoria e Comunicações: Marinho Mendes Machado
– Conselho Fiscal: Otacílio Marcus Machado Cordeiro, Alessandro Lacerda Siqueira, Juliana Couto Ramos

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.