Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alunas da UFPB arrecadam produtos de higiene para mulheres encarceradas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Motivadas pelo desejo de contribuir com a inclusão social e a melhoria das condições de saúde e da autoestima da população encarcerada feminina, as alunas envolvidas na ação criaram a campanha “Nós Por Elas”, que objetiva a arrecadação e a doação de kits com produtos de higiene e a promoção de atividades voltadas para o bem-estar e saúde das reeducandas detidas no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, Paraíba.

A ideia partiu de cinco alunas dos cursos de Turismo, de Relações Públicas e de Radialismo (todos da UFPB) e foi bem recebida pelas professoras orientadoras – Josilene Ribeiro e Jéssica Rodrigues, responsáveis pela disciplina “Comunicação e Culturas Contemporâneas”, componente curricular ao qual a campanha vincula-se como uma atividade prática, de caráter acadêmico e didático, razão por que as alunas estão sendo avaliadas em cada etapa da ação, informou as docentes.

A proposta também foi bem acolhida pela diretora do Centro de Reeducação Feminino, Cynthia Almeida, que sempre apoia ações voltadas ao processo de ressocialização das reeducandas, visando a reinserção e o retorno delas ao convício em sociedade, após o cumprimento da pena. A entrega dos kits e as atividades de bem-estar e saúde, que inclui palestra sobre empreendedorismo e dicas de higiene para as mulheres encarceradas, estão previstas para o próximo dia 16 de março.

Para contribuir com a iniciativa, no período de 9 a 13 de março, basta se dirigir a um dos seguintes pontos de arrecadação: Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA UFPB, nos três turnos; Reitoria da UFPB, em horário comercial; e Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, em período noturno.

Sugere-se a doação de absorventes, creme dental (pasta de dente), escova de dente e/ou sabonete, itens aos quais as detentas só têm acesso por meio de doações ou da assistência de familiares. Porém, pelo menos um terço das 200 reeducandas não recebem nenhuma visita de parentes, conforme levantamento feito pelas estudantes em março do corrente ano, junto à direção da unidade prisional. O que despertou a sensibilidade das estudantes, que levantaram a proposta de solidariedade do projeto “Nós por Elas – antes de tudo, mulheres”.

Para fazer uma doação em dinheiro, quem desejar por fazer um depósito de qualquer valor, que este será convertido em produtos de higiene pessoal. Dados para depósito: Caixa Econômica, Agência 0729; operação 013; conta 00041714-4, em nome de “Nathalia Costa Mello e Alvim”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte