Alpinista britânico morre ao escalar o Monte Everest

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um alpinista britânico que estava debilitado para descer o Monte Everest morreu hoje (25), disseram autoridades. É o oitavo escalador a morrer na montanha mais alta do mundo e o 18º no Himalaia do Nepal, durante a atual temporada de escalada.

Autoridades atribuíram a maior parte das mortes a fatores como fraqueza, exaustão e atrasos na rota lotada que leva até o topo de 8.850 metros.

Robin Haynes Fisher, de 44 anos, morreu na chamada “zona da morte”, conhecida por baixos níveis de oxigênio na descida do Everest, disse Mira Acharya, do Departamento de Turismo.

O britânico é a oitava pessoa a morrer no Everest na temporada atual de escalada que termina este mês.

“Ele morreu por conta da fraqueza após uma longa escalada e descida difícil”, disse à agência de notícias Reuters Murari Sharma, da empresa Everest Parivar Treks, que organizou a logística.

“Ele estava descendo do topo com seus guias sherpa do topo quando desmaiou de repente”, acrescentou. Os guias tentaram socorrê-lo, mas não puderam salvá-lo, contou Sharma.

Garrett Madison, da empresa americana Madison Mountaineering, que patrocina alpinistas do Monte Everest, disse que muitos não eram “escaladores bem qualificados ou preparados” e não contavam com apoio necessário para fazer a escalada e descida com segurança.

“Se eles estivessem com uma equipe forte e experiente, provavelmente estariam bem, mas com apoio mínimo, se algo dá errado, é difícil”, afirmou Madison.

O Everest também pode ser escalado do Tibete, onde também foram relatadas mortes nesta temporada.

 

 

 

Com Agência Brasil/Agência Reuters

Foto: Pixabay

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa