Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alimentos produzidos por assentados vão alimentar famílias carentes na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Agricultores familiares de aproximadamente 150 assentamentos da reforma agrária, áreas de acampamentos e pequenas propriedades do litoral ao sertão da Paraíba começaram a fornecer, esta semana, alimentos a cerca de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 36 municípios no estado.

A aquisição da produção dos agricultores familiares faz parte das medidas sociais de enfrentamento da pandemia de Covid-19 anunciadas pelo governador João Azevêdo e contempla a distribuição de 40 toneladas de pescado, 30 toneladas de frango e 400 toneladas de frutas, raízes, legumes e cereais em municípios paraibanos com baixa cobertura de programas sociais. Os investimentos somam R$ 3 milhões.

Cerca de 1,2 mil famílias participantes de 30 entidades ligadas à União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) – Seccional Paraíba, à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão envolvidas de forma direta e indireta no processo de comercialização.

A distribuição dos alimentos está sendo coordenada pela Secretaria Executiva de Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e tem por objetivos fortalecer a segurança alimentar de famílias carentes e a agricultura familiar, que passou a enfrentar problemas de escoamento da produção por conta da pandemia.

De acordo com o presidente da Unicafes-PB, o agricultor Jaciel Franklin Pereira da Silva, do Assentamento Canudos, no município de Sobrado, a ação vai permitir o escoamento e a comercialização da diversificada produção dos pequenos agricultores e contribuir com a continuidade do desenvolvimento da atividade agrícola em todo o estado neste momento em que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social.

Segurança alimentar e econômica

Segundo a secretária executiva da Economia Solidária, Roseana Meira, entidades que prestam assistência a pessoas carentes, a exemplo do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, e de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, também serão beneficiadas com a distribuição dos dez itens alimentícios contemplados pela ação: abacaxi, banana, mamão, batata-doce, inhame/cará, macaxeira in natura, macaxeira congelada, jerimum, milho e polpas de frutas variadas.

Roseana Meira explicou que a ação tem dois eixos: oferecer alimentação saudável a famílias em situação de vulnerabilidade social e dinamizar a economia.

O transporte dos produtos está sendo feito pelos próprios agricultores familiares e suas entidades de representação, como cooperativas, associações e movimentos sociais rurais, com o apoio da Unicafes-PB e do governo do estado.

Os alimentos são levados a pontos regionais de distribuição espalhados pelo estado e, em seguida, enviados para os municípios, que farão a entrega diretamente às entidades beneficiárias.

A distribuição dos alimentos é feita de forma a evitar aglomerações, com a entrega nas casas das pessoas com dificuldades de locomoção e com filas respeitando a distância mínima entre os beneficiários.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira