Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aliança Francesa sedia exposição “No Coração de Maio de 68”, de Philippe Gras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os admiradores da história e da cultura francesa terão a oportunidade de visitar a exposição fotográfica “AU CŒUR DE MAI 68 » (No Coração de Maio de 68)”, do fotógrafo francês Philippe Gras, que resgata a efervescência política daquele período marcante da França, com um olhar diferenciado e acima de tudo de alta qualidade artística e estética.

A exposição terá sua abertura oficial em João Pessoa no dia 18/05 (sexta-feira), às 18h, na nova Aliança Francesa, na Avenida João Maurício, 1073, no bairro de Manaíra, para convidados e imprensa, e contará com a presença do Cônsul Geral da França para o Nordeste, Romain Louvet, que vem pela primeira vez à Paraíba desde que desempenha a função no Brasil, em setembro de 2016. A visitação aberta ao público se realizará no período de 19/05 a 09/06/2018.

A exposição/reportagem fotográfica, marca os 50 anos dos acontecimentos ocorridos na França, quando 10 milhões de pessoas entraram em greve, após movimento iniciado por estudantes secundaristas e universitários contra o autoritarismo na política, a guerra no Vietnã, o consumismo e por liberdade. A série é composta por um conjunto de 43 fotografias, tiradas durante os eventos de maio de 1968 pelo fotógrafo Philippe Gras, e descoberto em seus arquivos depois da sua morte em 2007.

Philippe Gras nasceu em Paris, em 16 de abril de 1942. Morreu subtamente, em sua casa, no dia 22 de fevereiro de 2007. Cursou a “École Supérieure des Arts Graphiques” e produziu para vários segmentos artísticos. Trabalhou com fotografia de moda, música, dança, teatro, cinema, festivais de artes contemporâneas, ilustarções de discos e CDs. Lançou livros e artigos e colaborou a Agência pelo Desenvolvimento do Cinema, entre outros trabalhos.

As Alianças Francesas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador também exibem a mesma exposição simultaneamente ao público.

Quem é:

Philippe Gras
1942-2007

• 1942: Nasce em Paris, em 16 de abril, no 15º distrito.
• Anos 1960: Cursa a École Supérieure des Arts Graphiques, trabalha com fotografia de moda; primeiras reportagens sobre shows de jazz.
• 1967-1982: Atua como fotógrafo freelancer especializado em criação contemporânea (música, dança, teatro), colabora para as revistas Actuel, L’Art Vivant, Jazz Hot, etc.
• Anos 1960 a 1990: Participa de vários festivais de teatro e música modernos (Amougies, Ilha de Wight, Saint-Paul de Vence, Noites da Fundação Maeght, Festival pan-africano de Argel…), colaboração regular como Festival das Artes Contemporâneas de La Rochelle e o Festival de Outono de Paris; maquetes et ilustrações de capas de discos e CDs.
• 1970-1983: Assistente ou fotógrafo de cinema com cineastas Alain Corneau, Lê Lam, Jean-Noël Delamarre; coautor de dois média-metragens sobre o músico Don Cherry e sobre o escultor Raymond Delamarre.
• 1988: Livro de fotografias sobre os templos de Angkor com textos de Michel Butor e Nouth Narang.
• 1982-2007: Colabora com a Agência pelo desenvolvimento regional do cinema; artigos et livros sobre iconografia popular e sobre salas de cinema; séries fotográficas sobreo metrô parisiense, Maio de 68, o London East End, os cartazes de cinema, a tatuagem. Viagens e reportagens no Butão, no Irã, na Coreia do Sul, no Camboja, no Vietnã, na Hungria.
• 2007: Morte súbita no seu domicílio parisiense em 22 de fevereiro no 13º distrito; homenagens no jornal Le Monde et na rádio France Culture.
• Desde 2008: Exposição L’Œil Musical de Philippe Grasna Cidade da Música de Paris e num grande número de centros culturais e festivais na França e no exterior; exposição sobre a ópera Einstein on the Beachem Orléans, Montpellier e Paris; exposição Budapest 90 em Paris, Budapeste e Tours; exposição Rock Années 1970 em Agen.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam em JP

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam no Projeto Seis e Meia

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos