Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aliados definem estratégia para livrar Sarney de punição

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dentro da estratégia dos aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para livrá-lo da cassação no Conselho de Ética, o presidente do órgão, Paulo Duque (PMDB-RJ), já tem pareceres para o arquivamento de 5 dos 11 pedidos de investigação.

Duque estava inclinado a pedir o arquivamento na sessão do Conselho de Ética de hoje, mas os governistas o pressionavam para que ele adiasse sua decisão. O objetivo é ganhar tempo e tentar acalmar os ânimos. Sarney promete fazer hoje um discurso em resposta às denúncias que vem sofrendo.

 Folha apurou que Duque encomendou à consultoria do Senado os cinco pareceres ainda durante o recesso. Ele pediu aos consultores sigilo e que todos trouxessem embasamentos técnicos para respaldar o arquivamento das denúncias.

Como presidente do órgão, Duque tem a prerrogativa de pedir o arquivamento dos pedidos de investigação se considerar, entre outras coisas, que as denúncias relacionadas referem-se a período anterior ao mandato ou se forem manifestamente improcedentes. São esses os argumentos que os consultores apontaram para atender ao pedido de Duque.

Nessa primeira etapa, a ideia é arquivar três denúncias apresentadas pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e duas representações do PSOL, que pedem a cassação do mandato de Sarney e do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), por quebra de decoro por causa dos atos secretos. A Folha apurou que os pareceres indicam que faltam provas e documentações e que as denúncias são baseadas em notícias de jornal.

Cabe recurso à decisão pelo arquivamento, mas ao próprio plenário do conselho, que tem maioria governista. Dos 15 membros, só 5 são da oposição. O PT tem quatro votos.

Em reunião com partidos da oposição a portas fechadas, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse, segundo relatos, que o seu partido não tem compromisso com o arquivamento dos processos. Mercadante, porém, não controla os votos dos petistas com assento no conselho, pois todos são alinhados ao Planalto. A lista inclui o presidente da CPI da Petrobras, João Pedro (PT-AM), e a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), que já defenderam Sarney.

Segundo suplente de senador, Duque disse ontem que "está preparado para tudo" e deu pistas da sua decisão ao afirmar que caberá recurso a ela. Se optasse pela abertura das investigações, ele teria que indicar um relator sem que isso pudesse ser contestado.

Os senadores também devem eleger Gim Argello (PDT-DF) vice-presidente do órgão. Ele também é suplente e integra a tropa de choque de Sarney. Assumiu o mandato com a renúncia de Joaquim Roriz, acusado de irregularidades.

Sarney responde a 11 denúncias no conselho. É acusado, entre outras denúncias, de usar atos secretos para contratar e exonerar parentes, de receber auxílio-moradia irregularmente e pelo fato de o neto ter tido empresa que operava créditos consignados no Senado. Sarney nega as acusações.
 

 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis