Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alerta: Saúde registra mais de 3 mil casos suspeitos de dengue na PB em menos de um mês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para o alto crescimento de casos de arboviroses e divulgou nova programação para a aplicação da Operação de Ultra Baixo Volume acoplado a veículos (UBV) durante esta semana. Desde ontem (25) até a sexta-feira (29), o carro fumacê estará presente nos municípios de Soledade, Boa Vista, Nova Palmeira, Seridó, Cuité, Santa Luzia, Juazeirinho, Lucena Serra Branca e São José do Ramos.

De acordo com dados da SES, desde a publicação do Boletim Epidemiológico no início de abril até o momento, foram registrados mais de 3 mil casos prováveis de dengue, que agora passam a ser 6.773. Já para chikungunya, foram mais de 2 mil, chegando a 4.464 casos prováveis e zika totalizando 193. A técnica responsável da SES pelas arboviroses, Carla Jaciara, explica que a crescente na notificação é resultado do trabalho conjunto entre a secretaria, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis (NDAT), e os municípios.

A técnica alerta que, neste ano, 45 municípios estão silenciosos, não realizando notificação de casos suspeitos de arboviroses e 60 municípios estão com incidência alta, acima de 300, o que indica surto; além de seis municípios estarem com óbitos em investigação: Patos (01), Mulungu (01), Jericó (02), Serra Branca (01), Boa Ventura (01) e Queimadas (01). Carla Jaciara destaca que a notificação é uma forma do município sinalizar a situação epidemiológica de forma individual.

“É importante que o município realize a notificação de todos os casos suspeitos para que seja realizado o cálculo de forma segura, efetiva. E é preciso também que o município esteja realizando Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). Com esses dados, podemos avaliar a necessidade do uso do carro UBV nos territórios”, pontua.

Sobre a ação de aspersão espacial de inseticidas através da Operação de UBV acoplado a veículo, de acordo com Nota Técnica da SES, gestores e sociedade precisam compreender que a utilização desses equipamentos tem caráter complementar às demais ações de controle. Isto por conta do alcance limitado e do grande impacto ambiental causado. Para a utilização do carro, as Secretarias de Saúde dos municípios devem encaminhar para a Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES um formulário com análises epidemiológica e entomológica, com dados e notificações.

Carla Jaciara lembra que, além da utilização do UBV, é fundamental que a população esteja sempre atenta a sua residência, mantendo o cuidado com qualquer meio que acumule água.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta