Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ainda aos comentaristas/apresentadores de rádio/tv: “a” ou “em” nível?!…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Sobre o artigo anterior contendo a sugestão dirigida aos comentaristas/apresentadores de rádio/tv no sentido de que evitem  repetir, continuamente, a palavra “É… É… É…” (para não passar aos que os ouvem ou assistem a ideia de que estejam com certa insegurança ou nem saibam o  que naquele instante devam dizer), recebi mensagem, via “whatsapp”, de um amigo jornalista paraibano (que prefere não ser identificado), ele há  alguns anos radicado em Brasília. Nessa mensagem ele fez constar  o “link” daquele texto e expressava “parabéns”, complementado: “Alguns também muito confundem quando devam dizer ´em nível´ em vez de ´a nível´, o que de igual modo cabe evitar essas duas expressões e substituí-las pelas que tenham mesmo sentido como ´em relação a´, ´no âmbito de´ e outras”.

Tão logo visualizada aquela mensagem fiz contato telefônico com esse amigo/jornalista e dele recebi a informação de que repassara referido texto para os grupos de “whatsapp” de que ele participa lá em Brasília. Disse mais: que já  na segunda feira (dia 7) pessoalmente mostraria à jornalista Miriam Leitão e ao jornalistas Gerson Camarotti, se – como com boa frequência acontece – encontra-los em um dos corredores do Congresso Nacional. (No texto anterior eu dissera que tanto Miriam Leitão quanto Gerson Camarotti cometem essa desaconselhada repetição do “É… É… É…”).

Esse mesmo amigo jornalista, paraibano hoje radicado  em Brasília, também contou que, quando atuava em rádio aqui especificamente em João Pessoa e viveu uma ocasião que lhe levou a “no ar” dizer a expressão “em nível”, dentro do próprio programa recebeu telefonema de “nada menos  do que a professora Zarinha”, dizendo-lhe: – “Parabéns! Que bom eu ouvir em emissoras daqui uma colocação correta do ´em nível´ em vez de ´a nível´!”. E,  a partir daí, após ouvir explicações da professora Zarinha quanto às diversas variáveis para colocar-se tais expressões e as lições especialmente para evitar “a nível”, esse amigo jornalista disse procurar não repetir qualquer dessas formas, isto também porque mais se dedicou em ler a respeito, tendo encontrado informes como:

– “a nível” é considerada, na maioria das situações, como incorreta, mais se constituindo em um modismo, devendo portanto ser substituída, por exemplo, “no âmbito de”;

– “em nível de” é a forma mais clássica defendida pelos gramáticos;

– e tem ainda “ao nível de” indicando um nivelamento.

Por estas considerações e outras que aqui poderiam ser acrescidas, o amigo jornalista, paraibano radicado em Brasília mas muitíssimo sintonizado com a Paraíba e sobretudo com João Pessoa, sugere aos seus colegas comunicadores do rádio  e da tv que também procurem evitar as expressões “a nível de”, “em nível de” e “ao nível de”, salvo quando  o fizerem com absoluta segurança de suas colocações.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana