Agra lança 3ª etapa do Programa “João Pessoa faz escola”

O prefeito Luciano Agra participa nessa quinta-feira (14), de mais ações dentro da programação comemorativa ao primeiro ano de gestão. A partir das 9h no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, será lançada a 3ª etapa do "João Pessoa faz Escola". A tarde, o prefeito participa da reabertura da Escola Ubirajara Pinto Rodrigues, às 16h, no Bairro dos Ipês. A escola foi ampliada e a partir de agora passa a ser a segunda escola municipal a atender alunos em tempo integral.
 
Até o próximo ano, a rede municipal de ensino municipal vai ganhar mais 90 novas salas de aula construídas em 18 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). As 24 unidades escolares já existentes e que estão distribuídas em vários bairros da capital serão reformadas, sendo que 22 delas ampliadas e 15 irão receber ginásio poliesportivo.  O programa "João Pessoa faz Escola" é uma iniciativa da PMJP que pretende investir, até o final de 2012, R$ 19.626.816,00 em reformas e ampliações.

Para a secretária municipal de Educação, Ariane Sá, reformar e ampliar as unidades educacionais são uma forma de garantir uma boa acolhida às crianças, adolescentes, adultos e profissionais, proporcionando um espaço educacional adequado ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e ao bom convívio entre todos.

Ampliação – Desde o início da gestão o governo municipal vem investindo em manutenção, reforma e ampliação de unidades escolares com o compromisso de garantir uma melhor infraestrutura e conseqüentemente melhorar a qualidade do ensino.

A Escola Municipal de Educação Infantil Ubirajara Pinto que será entregue nessa quinta-feira (14), faz parte desse projeto. A partir de agora, a unidade é passará a atender em tempo integral. Tem capacidade para receber 100 crianças, do Pré I e do Pré II, na faixa etária de 5 e 6 anos de idade, que irão entrar às 07h e sair às 17h. A Ubirajara Pinto passou por reformas e será a primeira escola totalmente voltada para a Educação Infantil.Diferente dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), na Educação Infantil os alunos vêem mais a parte pedagógica. No turno da manhã terão atividades pedagógicas que favorecem a promoção da aprendizagem, visando o embasamento delas para a aquisição da leitura e escrita, além do desenvolvimento do raciocínio lógico, tendo como suporte Referências Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
 
No período da tarde as atividades terão um caráter mais recreativo, mas sempre com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento global das crianças. Em relação à saúde, além dos cuidados de higiene, serão oferecidas quatro refeições diárias respeitando a necessidade nutricional dessa faixa etária. 
 
Infraestrutura – A escola Ubirajara Pinto tem quatro salas de aula, cada uma com 25 alunos, uma brinquedoteca, uma sala de leitura e vídeo climatizada, refeitório, dois banheiros adaptados para a faixa etária dos estudantes, uma área aberta e outra coberta para o recreio, cozinha, despensa e almoxarifado.
 
A diretora da escola, Marlene Djanira Rodrigues, parabeniza a prefeitura por esta ação. “Estava faltando isso em João Pessoa. Essa é uma escola verdadeiramente estruturada para a educação infantil. O prefeito Luciano Agra está realmente olhando com um olhar pedagógico”, disse ela.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.