Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Adriano confirma candidatura e compromisso de João com Republicanos na ALPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), confirmou que será candidato novamente ao cargo. A dúvida está se ele concorrerá ao primeiro ou ao segundo biênio. Em entrevista concedida ao BandNews Manaíra nesta quarta, o parlamentar afirmou que existe uma dúvida jurídica a respeito de recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a dirigentes reeleitos em casas legislativas que poderia impedi-lo de assumir mais uma vez a presidência da ALPB uma vez que foi eleito e reconduzido de 2018 a 2022.

“Existe uma decisão do STF que considera o lapso temporal a partir de 2021. Se formos interpretar ao pé da letra, veremos que eu posso disputar o primeiro biênio. Mas, amanhã eu estaria na Unale [25ª Conferência Nacional da Unale, realizada em Recife, Pernambuco] e um dos temas será esse porque a situação não é apenas da Paraíba, mas de vários locais do Brasil e teremos uma palestra a respeito disso. Espero ter uma definição. Caso não possa disputar no primeiro biênio, serei candidato no segundo com toda certeza, mas se for possível no primeiro, eu disputarei”, explicou.

O entendimento dos Republicanos é de que um dos períodos deve ser exercido por Adriano e o outro caberá a um outro colega a ser escolhido entre Wilson Filho ou Branco Mendes.

Na entrevista à BandNews FM de João Pessoa, Adriano lembrou que existe um compromisso do governador João Azevêdo com a manutenção do espaço do partido na presidência da Casa Epitácio Pessoa e esse assunto será novamente tratado com ele quando retornar do período de descanso, no dia 16 deste mês. “Vamos dialogar com ele sobre esse acordo, no sentido de manter o espaço que hoje é dos Republicanos e com o entendimento do governador, chamando o feito à ordem, acreditamos que conseguiremos alcançar 25 ou 26 deputados facilmente e teremos uma eleição tranquila”.

Ao ser questionado sobre quais seriam os diferenciais que o credenciariam para permanecer na presidência da ALPB, Adriano respondeu: “Para o Governo, ele tem em mim um deputado leal e que garante governabilidade. Para a oposição, sou um deputado que não é submisso ao Governo e posso provar o quanto a oposição teve mais atenção na minha gestão. Antes, só os integrantes da Mesa tinham carros á disposição. Eram Hilux. Eu Em torno de gabinetes, existia uma disparidade muito grande entre situação e oposição, mas adotamos um padrão da Câmara Federal e melhorou muito a qualidade dos gabinetes da oposição. Ainda cito as emendas impositivas, uma luta minha e do saudoso deputado Genival Matias. Hoje, um deputado de oposição ou situação tem em torno de R$ 3 milhões para indicar aos municípios que ele representa”.

A eleição para a presidência da ALPB acontece no dia 1º de fevereiro de 2023.

A entrevista de Adriano pode ser acompanhada no link abaixo a partir de 1h14m40s.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais