Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acidentes de trabalho crescem 27% na Paraíba e mortes de trabalhadores aumentam 35% em um ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Entre 2020 e 2021, o número de acidentes de trabalho na Paraíba aumentou 27% e mortes de trabalhadores por acidentes aumentaram 35%. Em 2020, foram 2,3 mil notificações de acidentes de trabalho no Estado, com 14 óbitos registrados e, em 2021, foram 2,9 mil ocorrências com 19 mortes, segundo os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os novos dados do Observatório (smartlabbr.org/sst) foram apresentados pelo MPT – em live na semana passada – dentro das ações do movimento Abril Verde. A campanha nacional alerta para a importância da notificação de acidentes e doenças do trabalho, para que se possa implementar políticas públicas de prevenção e, com isso, reduzir os índices de acidentes, adoecimentos e mortes.

Os novos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que, do total de 2.939 acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2021, 43% ocorreram em João Pessoa, ou seja, 1.267 casos.

Segundo o Observatório, em 2021, 1,6 mil trabalhadores na Paraíba foram afastados das suas atividades porque foram vítimas de acidentes de trabalho; 48 não retornaram porque ficaram inválidos e foram aposentados por invalidez.

‘Atividades de Atendimento Hospitalar’ registraram mais acidentes

‘Atividades de Atendimento Hospitalar’ foi o setor econômico com mais notificações de acidentes de trabalho em 2021 (244 casos), considerado o universo de trabalhadores com vínculo de emprego. Fabricação de calçados, construção de edifícios, atividades de Correios, comércio e supermercados, teleatendimento, distribuição de energia elétrica, atividades de transportes, administração pública em geral e coleta de resíduos também estão entre os setores econômicos com mais notificações de acidentes registrados no ano passado, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Ocupações mais atingidas: Técnico de Enfermagem aparece em 1º

Técnico de Enfermagem foi a ocupação mais citada em notificações de acidentes de trabalho em 2021 (com 140 casos), considerado também o universo de trabalhadores com vínculo de emprego. Motorista de caminhão, servente de obras, pedreiro, vigilante e eletricista também aparecem entre as ocupações com mais notificações de acidentes.

Idade e sexo das vítimas de acidentes

A maioria das vítimas de acidentes de trabalho na Paraíba está em plena idade produtiva, é do sexo masculino e tem entre 25 e 29 anos. Entre as mulheres vítimas de acidentes, a faixa etária mais frequente é entre 30 e 34 anos.

Audiência com empresas da Paraíba

Nesta quarta-feira (27) o MPT-PB realizou uma audiência, por videoconferência, com as 50 maiores empresas da Paraíba, para falar sobre a necessidade de notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (emissão da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho). Será realizada pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

Dia em Memória às Vítimas de Acidentes

Nesta quinta-feira, 28, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Campanha

A Campanha Abril Verde 2022 traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”. A campanha alerta para os altos índices de subnotificação de acidentes de trabalho. O movimento Abril Verde é voltado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Este ano, o MPT foca a campanha do Abril Verde na importância de fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e no combate à subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde.

‘Simpósio Abril Verde’ em João Pessoa

Nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28),acontecerá o‘Simpósio Abril Verde’ em João Pessoa, promovido pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba (AEST-PB), com apoio do MPT e de várias entidades parceiras do movimento Abril Verde. O evento acontecerá no Auditório do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB).

Também nesta quarta-feira, das 18h às 21h, haverá a mesa redonda com o tema “A participação de órgãos públicos na prevenção de acidentes de trabalho no Estado da Paraíba”, com a participação do MPT, SRT, CREA e CEREST. Já na quinta-feira (28), das 9h às 12h, o debate terá como tema “Aspectos humanos e econômicos na prevenção de acidentes de trabalho”.

DADOS – OBSERVATÓRIO

2,3 mil acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2020

2,9 mil acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2021

Aumento de 27%

MORTES por acidentes de trabalho na Paraíba

2020 – 14 óbitos registrados

2021 – 19 óbitos registrados

Aumento de 35% no número de mortes

NO BRASIL

1 ACIDENTE A CADA 51 segundos.

NA PARAÍBA

8 ACIDENTES POR DIA (em média).

 

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Elba Ramalho em Santa Rita

São João de Santa Rita terá shows de Elba Ramalho, Gusttavo Lima e Bell Marques; Confira

PF em operação contra fraudes

Operação da PF cumpre mandados de prisão contra agentes públicos e traficantes

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”