A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) apreenderam, por meio de esforços de combate ao crime, realizados no início da tarde desta quinta-feira (07), em Santa Rita-PB, abundante quantidade de entorpecente com alto poder alucinógeno que ocasiona dependência física. Um homem foi detido durante a ação.
Equipes da PRF realizavam rondas quando receberam uma denúncia anônima de que um veículo modelo Corsa de cor prata estaria transportando droga próximo ao município de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana, João Pessoa. Prontamente, em contato com uma guarnição da PMPB, diligências foram realizadas para interceptar o veículo com características similares às descritas.
Poucos minutos após, agentes da PRF abordaram um carro com as mesmas características no km 10, da PB 004, no centro de Santa Rita. No decorrer da ação, as equipes policiais localizaram diversos tabletes embalados em plástico filme atrás do banco. Momento em que foi identificado que se tratava de crack. Droga com alto poder alucinógeno que causa dependência física.
O condutor, um homem de 50 anos, relatou que o entorpecente seria entregue em João Pessoa. Foram localizados R$ 2.245,00 em espécie. Diante dos fatos observados, o indivíduo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde poderá responder criminalmente por tráfico de drogas.
A apreensão de 10 kg de crack representa um golpe significativo contra o tráfico de drogas e traz benefícios diretos para a sociedade. Ao retirar essa substância ilícita de circulação, as polícias contribuem para a redução do consumo, minimizando os impactos negativos na saúde pública, como o aumento da criminalidade, a proliferação de doenças e a sobrecarga do sistema de saúde. Além disso, a ação conjunta da PRF e PMPB descapitaliza as organizações criminosas, enfraquecendo suas estruturas e dificultando suas atividades ilícitas.