Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Academia, restaurante e fábrica de redes são flagrados furtando energia em São Bento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta terça e quarta-feira, 22 e 23 de outubro, Energisa, Polícia Civil e o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) realizaram uma das maiores operações de combate ao furto de energia na cidade de São Bento e Paulista, no Sertão do Estado. Academia, Fábrica de Rede, Restaurante e outros estabelecimentos comercias foram flagrados cometendo o crime de furto de energia. Ao todo, a operação autuou 13 unidades consumidoras. A operação foi coordenada pelos delegados Sylvio Rabello e Anderson Fontes, e o Instituto de Polícia Cientifica – IPC.

A Energisa conta que o prejuízo nas duas cidades gira em torno de 8 GWh por ano. A ação foi planejada a partir de denúncias recebidas e, através do Centro de Inteligência em Combate a Perdas da empresa, foi possível mapear e identificar variações nos consumos e alto índice de energia desviada.

No último mês, 348 unidades foram autuadas e projeta-se que a energia recuperada durante as ações chegam a 551 MWh, o que é suficiente para abastecer 40% das residências da cidade de São Bento, durante um mês, por exemplo.

Só em 2018 mais 110 pessoas foram autuadas pela polícia na Paraíba por furto de energia. “Estima-se que as ações geraram um recuperado de aproximadamente 4 milhões em ICMS, o que reflete positivo para a população, pois os valores podem ser direcionados pelo Governo do Estado para a infraestrutura básica, como saúde e educação”, comenta Felipe Costa, gerente de combate a perdas da Energisa.

Além de crime previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até cinco anos de reclusão e multa, o furto de energia ocasiona prejuízos não só para a concessionária, mas principalmente ao consumidor que está em dia com o pagamento de suas contas, pois parte do prejuízo suportado é repassado aos seus consumidores, conforme indicado pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para denunciar o furto de energia é simples e sigiloso. Basta usar os canais disponibilizados pela Energisa através do telefone 0800 083 0196, site energisa.com.br, Agência de Atendimento da sua cidade e o aplicativo gratuito para smartphone Energisa On.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

Priscila e Ramonilson (1)

Baronesa lança pré-candidatura em Patos e Ramonilson fala em ‘compromisso não honrado’

PSDB candidaturas femininas

PSDB amplia bases para eleições municipais e aposta em pré-candidaturas femininas na PB

Prisão, cadeado

Polícia Civil prende investigado por participar do assassinato do tio

Polícia Civil JP

Preso foragido do Rio que manteve família refém em JP durante assalto

Furto agências bancárias

Polícia Civil e PRF prendem investigados por furto de computadores de agências bancárias na Paraíba, PE e RN

Sandra Marrocos 2

Sandra Marrocos deixa cargo no Ministério das Mulheres para assumir pré-candidatura

CMJP 2023

Agenda da Câmara esta semana tem votação da LDO, debates e entrega de honrarias

Dinheiro 2

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

João Azevêdo close

João apresenta investimentos do Governo com recursos de emendas parlamentares estaduais

carteira de trabalho

João Pessoa tem 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira