Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A prova de fogo para Ricardo Coutinho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ricardo vive um momento muito singular e difícil na sua trajetória política: terá que conviver, pela primeira vez, com a mancha e a desconfiança que a Operação Juízo Final imprimiu no seu currículo e no julgamento dos eleitores.

O discurso da idoneidade moral, da honestidade, ficha limpa, sempre foi uma das suas principais marcas, usado magistralmente, com grande eficiência, tanto para sua autopromoção como para desqualificação de seus adversários.

Agora, no entanto, terá que amargar, até o último dia do processo eleitoral, as frequentes e indigestas acusações moralizadoras dos seus concorrentes, em tons de ressentimento e revanche, como a presenciada no bate-boca ocorrido fora das câmeras entre ele e Ruy Carneiro, em um debate de TV, que virou até caso de polícia, com representação ao GAECO…

Em textos anteriores eu havia afirmado que, depois da Operação Juízo Final, Ricardo nunca mais seria o mesmo e que, para ele, politicamente, “acabou-se o mundo”… Mas acho que superestimei o eleitorado, porque imaginei que a publicização daquelas conversas telefônicas promoveriam um abalo muito maior do que as últimas pesquisas têm demonstrado: segundo o IBOPE, Ricardo figura em 3º, forte, no pelotão de frente….

O discurso da moralidade tem sido obviamente deixado de lado por ele, que investe mais na sua capacidade de gestão, comprovada pelas realizações operadas em seus governos… Mas a questão ética não cairá no esquecimento, porque, como dito, essa lembrança ficará estrategicamente a cargo dos seus adversários, que abordarão com insistência, enfrentamento e performance.

A confusão com o PT local, que não aceitou apoiá-lo e, por essa razão, sofreu intervenção do diretório nacional, acaba por dividir e consequentemente enfraquecer as forças de esquerda, afetando também sua candidatura. Some-se a isso o momento geral da sociedade brasileira, de valorização de ideias conservadoras, que elegeu o Presidente da República.

Por essas e outras, o Mago, que nunca perdeu uma disputa eleitoral em sua carreira, se vê diante de uma prova de fogo, que poderá, de um lado, dá-lhe fôlego e renovar-lhe as energias, ou, de outro, golpeá-lo ainda mais… Veremos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente