Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A longevidade e o abraço do “Correio Debate”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Há um outro programa titulado “Correio Debate”, este exibido na TV Correio e apresentado de 2ª a 6ª feira pelo competente jornalista Hermes de Luna, das 13h50 às 14h40. Mas, no título destes escritos consta a palavra “longevidade”. Logo, por óbvio, os leitores entendem que pretendo referir-me ao “Correio Debate” radiofônico, da 98 FM, transmitido das 12h às 14h, também de 2ª a 6ª feira.

E como estou a mencionar “longevidade”, dia desses, conversando com um jovem de uns 30 anos, este se dizendo ouvinte assíduo do “Correio Debate”, perguntei se imaginava há quanto tempo esse programa está no ar!… Respondeu: – “Sei não!… Mas acho que só perde para a ´Voz do Brasil´ porque desde pequenino que lá em casa é o programa de todos os dias”!

Por decorrência veio-me à lembrança mais um marcante artigo de Roberto Cavalcanti, no Portal Correio, ano 2019, de título “Destravando 1987”. Ele sugere mais compenetração dos governos da Paraíba para com o projeto Polo Turístico Cabo Branco e rememora que a solenidade de lançamento deu-se em 16 de junho daquele ano, lembrando que, de lá para cá, já passamos por 13 governos estaduais (e os menciona) sem a conclusão desse projeto. E expressa: – “Como dizia Luiz Otávio, ´o que me lasca é minha memória!´”.

Destaco, portanto, que o imortal radialista Luiz Otávio (chamado por Deus em março de 2002) foi quem, como apresentador, inaugurou o programa “Correio Debate” no ano 1980, dia 15 de março, introduzindo, aqui em João Pessoa, esse “jeito novo do radiojornalismo”, portanto – conforme registros do combativo jornalista Tião Lucena – “rompendo com a forma tradicional até então prevalecente em que o locutor, de modo impessoal, lia a notícia com a voz toda empostada”. O novo programa, que agora já conta 41 anos no ar, passou a estimular, como continua estimulando, o debate mediante entrevistas e participação ativa dos ouvintes com suas opiniões e reivindicações.

Como já lembrei, Luiz Otávio está agora em outra dimensão! E como que honrando seu legado, todos quantos têm passado como integrantes da equipe do “Correio Debate” fazem-no com um profissionalismo tão competente que propiciam que o programa permaneça  como o “campeão de audiência” de seu horário. Tão importante é esse programa que minha neta, Ana Clara, de só 13 anos, comigo estando no carro em que eu a levava para o colégio (4ª feira, 14 de abril) e com o rádio nele sintonizado, emocionada chamou-me à atenção: – “Vô! Estão citando  seu nome e mandando abraços! Como o senhor é importante!”. Foram cumprimentos pessoais transmitidos pelos comunicadores Josival  Pereira e Vitor Paiva, em nome da equipe, ao assíduo ouvinte, que eles sabem que eu sou! E foi a maneira de minha neta, emocionando-me, já dizer quanto acha esse programa muito importante para a Paraíba, como efetivamente o é!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB