Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A “dica” de Gonzaga para andarmos de bicicleta e/ou a pé

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Li, como sempre o faço, a opinião de nosso cronista-mor, Gonzaga Rodrigues, que publica aos domingos no jornal A União.

No artigo mais recente apontou que o melhor para a qualidade de vida dos pessoenses é “todos a pé ou de bicicleta”. Essa “dica” advém, claro, em função do atual quadro de pandemia a que estamos submetidos, pelo que ele – Gonzaga Rodrigues – observa “sentirmo-nos impotentes diante de cenas de contágio em massa como acontecem, ostensivamente, nas estações de embarque e desembarque do transporte urbano”, ocorrendo “um aglomerado imprevidente a querer passar de dez numa porta para um” e com “falas e queixas respirando por uma boca só”. E depois de sugerir aos governos e até à própria OMS para fomentarem, “por todos os meios, o uso massivo de bicicletas” e deixando os ônibus “para os idosos de pouco fôlego e os deficientes”, destaca que aqui em João Pessoa “as principais avenidas estão servidas de ciclovias”.

A boa sugestão de Gonzaga é de difícil aplicabilidade na João Pessoa de hoje em que o município, com seus mais de 800 mil habitantes, cerca de 25% deles depende do transporte coletivo urbano para seu vai-e-vem de todos os dias, especialmente porque, como cidade, fomos crescendo, crescendo, crescendo… sem um plano controlador desse crescimento. Nem mesmo cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, que tiveram e têm um plano diretor rigoroso, não conseguem deixar que o transporte coletivo urbano seja só para os idosos e deficientes. Tomemos, por exemplo, nossa avenida Rui Carneiro que de ponta a ponta está com ciclofaixa: – esta ciclofaixa não é utilizada sequer por uns 50 ciclistas por dia. Lá, nessa artéria, sobem/descem mais de 50 ônibus por dia, cada um desses ônibus transportando 40 passageiros, ou seja, transportando 2.500 pessoas com esse ínfimo quantitativo de ônibus. E aí, sem a utilização dos ônibus como hoje ocorre, imaginemos 2.500 ciclistas em seu vai-e-vem naquela artéria!… Seria, ou não, um “Deus nos acuda!”?!…

A “Cidade das Bicicletas”, exemplo para o mundo, é Amsterdam, na Holanda. Conta com quase um milhão de bicicletas, número ligeiramente maior que o de seus habitantes. Vai pra escola? – Bicicleta! Vai para o trabalho? – Bicicleta! São tantas as bicicletas que para suas ciclovias há rigoroso controle de trânsito, inclusive, principalmente, os semáforos para evitar “batidas”. Nessas bicicletas as pessoas transitam até no estilo formal, portanto de paletó e gravata!… O clima permite que assim seja. A temperatura média é de 10 graus. E o relevo é quase todo horizontal.

Aqui em João Pessoa há alguns bem poucos adeptos do uso da bicicleta inclusive para o trabalho. Desses alguns já houve declaração de que levam uma outra roupa para, chegando ao trabalho, tomar banho e vesti-la em substituição àquela usada nesse transcurso, porque, sob uma temperatura média de 25 graus, ao trabalho chega suado e a roupa também!…

Realmente não é fácil aplicar-se o uso da bicicleta para o trabalho e a escola em uma cidade como João Pessoa!… Mas, “não deixemos a ideia morrer”. Por isto, voltaremos ao assunto proximamente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria