Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A colheita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um dos principais ensinamentos bíblicos sobre a vida humana afirma: “o que o homem plantar isso também ceifará”. Esta é a lei da semeadura e da colheita. Logo, a existência humana está sujeita a alguns princípios fundamentais. Se pretendermos uma vida melhor, eles terão que ser observados. Se constituem, como leis universais para uma vida vitoriosa. São “pontes” necessárias entre nossos sonhos e nossas conquistas. São caminhos de Deus para o bem estar da alma humana. São princípios irrefutáveis.

Primeiro: Na vida, colhemos aquilo que plantamos. Desejar, para si, uma vida diferente, implica, necessariamente, em mudanças de atitudes. Precisamos atentar para tudo que estamos plantando. Esta lei é de Deus e é inexorável. Quem planta amor, fé, esperança e verdade, com certeza, colherá frutos próprios para uma vida de bênçãos e de vitórias. Contrariamente, aquele que faz da vida um balcão de joio, através do ódio, da incredulidade, da infidelidade, da vingança, da revolta, que colheita esperará?Certamente não vai colher bons frutos, e muitas ervas amargas vão fazer parte do cardápio da sua mesa.

Segundo: colhemos depois que plantamos. A Bíblia nos ensina que há tempo para tudo; tanto para semear quanto para ceifar (ou colher). Pessoas há que pretendem: ou colher antes de semearem, ou o que não semearam. Isso é impossível! O principio é: plantar para depois colher. Ele abrange todas as áreas de nossa vida. A irracional pressa dos nossos dias pretende subtrair esta verdade reflexiva. O imediatismo é próprio dos que precipitam a colheita porque não sabem esperar, e por isso mesmo, colhem os frutos amargos da precipitação.

Terceiro: Colhemos onde plantamos. Nossa vida tem sua geografia específica. São os espaços vitais, onde vivemos as experiências mais significativas. Como por exemplo: a nossa família, a nossa vizinhança, nosso ambiente de trabalho, nossa comunidade de fé, nossa escola. Estes espaços existenciais requerem cuidados especiais pois, neles, nossa vida vai se estruturando. Os grandes traumas têm, via de regra, raízes na família. Muitas inimizades começam onde moramos e/ou nos locais de trabalho. As decepções com a fé, geralmente, estão associadas às nossas próprias frustrações em nossa comunidade religiosa. É preciso, pois, plantar sementes novas exatamente onde vivemos mais intensamente colhemos primeiramente onde plantamos. Este princípio é fundamental para gerar paz e felicidade em nosso dia a dia.

Quarto: Colhemos sempre muito mais do que plantamos. O agricultor que planta uma semente de milho colhe espigas. Quem planta fé, colhe muitas vitórias!. Quem planta amizade, colhe amigos. Quem planta perdão, colhe uma vida de paz. Infelizmente, há vidas derrotadas, solitárias e amarguradas, cheias de conflitos, vazias de afeto, porque plantam muito pouco. Vivem pra si mesmas. Não frutificam. Quanto mais semearmos o bem, tanto mais este bem voltará para nós em forma de uma colheita feliz e de frutos agradáveis.

Todos desejamos uma vida melhor. No entanto, a força do desejo, por si só, não é suficiente. Nem sempre querer é poder. É preciso agir, também! É necessário determinação; fazer algo novo; mudar de atitudes, pois querer e fazer são faces de uma mesma moeda. A colheita da vida será sempre o resultado das sementes que estamos plantando.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido