Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão lança programa de capacitação profissional para jovens

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Seis mil jovens da Paraíba terão oportunidade de participar do ProJovem Trabalhador em 2009. O governador José Maranhão e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinam nesta sexta-feira, 26, às 11h, no Palácio da Redenção, o termo de adesão para que seja implementado no Estado o programa Projovem Trabalhador, modalidade Juventude Cidadã. À noite, o ministro vai ao Parque do Povo, em Campina Grande, prestigiar o Maior São João do Mundo. Lupi vai ficar no camarote do Governo do Estado.

O programa irá capacitar jovens entre 18 a 29 anos para atuarem em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura,Esporte e Lazer e Agroextrativismo.

Cerca de R$ 8,7 milhões serão repassados, via Ministério do Trabalho, à Secretaria de Desenvolvimento Humano estadual para atender a demanda, contemplando 65 cidades da Paraíba. As inscrições começam em julho e as aulas em agosto e cada jovem inscrito receberá uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de freqüência nas aulas do programa.

Terão prioridade nas inscrições jovens cadastrados no programa Bolsa Família com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e em ocupações alternativas geradoras de renda.

Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor em janeiro de 2008 o ProJovem, que congrega as ações do Governo Federal voltadas para juventude. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, ProJovem Urbano, ProJovem Campo – Saberes da Terra e  ProJovem Trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens desenvolvidas pelo ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE.  Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis