Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Instituto Souza Lopes divulga pesquisa e advogado de Ricardo recorre

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A edição deste sábado do jornal Correio da Paraíba traz números da última pesquisa realizada pelo Instituto Souza Lopes, que aponta a vitória do candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) com 44,9% dos votos, vencendo, ainda no primeiro turno os adversários que não somariam o percentual atingido pelo tucano. O governador Ricardo Coutinho (PSB) teria 38,1%. A pesquisa foi encomendada pela Empresa de Televisão João Pessoa LTDA, que integra o Sistema Correio de Comunicação.

Em terceiro lugar, segundo a pesquisa, ficaria o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), com 3,8%. O deputado federal Major Fábio, candidato do Pros, aparece em quarto na pesquisa com 0,5%. O candidato do PSTU, Antônio Radical, teria 0,3% e Tárcio Teixeira (Psol), 0,1%. Os votos brancos e nulos seriam 5,1%. Não sabe e não quis opinar somam 7,2%.

Na consulta espontânea, Cássio Cunha Lima aparece com 42,7%, seguido de Ricardo Coutinho, com 34,7%. Vital também aparece em terceiro lugar na consulta espontânea, com 3,7%. Antônio Radical tem 0,5% e Major Fábio, 0,3%. Outro aparece com 0,1%. O candidato Tárcio Teixeira não foi citado na pesquisa espontânea. Os votos brancos e nulos, na consulta espontânea, somam 4,8%; e 13,2% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número PB-0041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01036/2014. As consultas foram realizadas pelo Instituto Souza Lopes entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro. Foram ouvidos 1.500 eleitores de todas as faixas etárias, idades e classes sociais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. As eleições para presidente da República, governador, deputados estadual e federal, além de senador, serão realizadas neste domingo, em todo o país.

Recurso – O advogado Francisco Ferreira, da coligação “A Força do Trabalho”, contestou os números da pesquisa e o método de coleta de dados. Relembrando pesquisas anteriores, o advogado destacou que o instituto Souza Lopes está sob investigação da Justiça Eleitoral por suspeita de fraudes.

“O Instituto Souza Lopes já teve até agora seis pesquisas suspensas por irregularidades. Dias atrás, a direção do Partido da Pátria Livre (PPL) na Paraíba requereu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) dados internos de todas as pesquisas encomendadas pelo Sistema Correio de Comunicação ao Instituto Souza Lopes sobre a disputa eleitoral deste ano a Paraíba”, enfatizou o advogado, que também direcionou suas críticas ao instituto Ipespe, que divulgou pesquisa semana passada, no Jornal da Paraíba. “Há fortes indícios de que o IPESPE estaria utilizando os mesmos dados e questionários de pesquisas já suspensas pela Justiça Eleitoral”, destacou.

Francisco Ferreira representou o candidato a deputado estadual Leandro Wagner (PPL), da coligação “A Força do Trabalho IV”, em todas as ações que resultaram na suspensão das pesquisas feitas pelos institutos Souza Lopes e Ipespe.
 
“A pesquisa Ipespe que será divulgada neste sábado (4) é de pasmar qualquer cidadão, pois apresenta em seu questionário nome de pessoa para pesquisa estimulada que nem sequer é candidato. Isso induz o eleitor a escolher nome de pessoa que não concorre ao pleito e retira a isomorfa entre aqueles que realmente estão disputado o pleito. Pra mim, se comprovando o dolo, é uma fraude escancarada”, completou o jurista. O Jornal da Paraíba, no entanto, não divulgou nenhuma pesquisa na edição deste sábado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida