Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador questiona gastos com Hospital de Trauma de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O vereador Lucas de Brito (DEM), questionou nesta quarta-feira (10), durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, gastos com o Hospital de Trauma de João Pessoa. O vereador destacou dados abordados na coluna do jornalista Rubens Nóbrega, que revelam que o leito no Hospital de Trauma da Capital custa seis vezes mais caro que o de Campina Grande.
 
O parlamentar ressaltou que a diferença de custos não é justificada, uma vez que o Trauma de João Pessoa tem 148 leitos, enquanto o de Campina mantém 220 leitos. “O hospital que tem mais leitos gasta um quarto do valor do que tem menos. A partir disso, tiramos a conclusão de que o custo por leito em 2014 está em torno de R$ 590 mil, enquanto em Campina Grande está em cerca de R$ 94 mil. A diferença é de 572% entre dois hospitais, que em muito são assemelhados”, afirmou.
 
Para Lucas de Brito, a diferença nos gastos pode ser devido ao gerenciamento do Trauma de João Pessoa, que hoje é comandado pela organização social Cruz Vermelha. “Quais as vantagens de se entregar à Cruz Vermelha o hospital? A vantagem é encarecer o preço do leito? Porque é isso que tem acontecido. Não é possível que, no momento em que se estabelecem parcerias com a iniciativa privada em busca de eficiência, haja um encarecimento tão grande. E, se está mais caro, é porque alguma coisa está errada. Está em tempo de isso ser repensado para uma economicidade nos gastos públicos”, ressaltou.
 
Segundo o vereador, o dinheiro supostamente gasto a mais poderia ser investido em outras áreas deficitárias da saúde no Estado. “Esses recursos poderiam ser destinados a outras iniciativas, como a descentralização do atendimento de pessoas com câncer. Hoje, na Paraíba, apenas três hospitais atendem o paciente com câncer, dois em João Pessoa e um em Campina Grande. O paciente sertanejo que sofre com câncer precisa passar por um tratamento desgastante ao extremo distante de sua residência”, analisou.
 
Já Renato Martins (PSB) afirmou que o estudo apresentado pelo democrata está incompleto e não tem uma visão abrangente da situação. “Temos que colocar mais ingredientes nesse estudo. O preço do leito do Trauma da Capital é equivalente ou mais barato quando comparamos com anos anteriores. Ainda assim, o número de atendimentos quase triplicou, fazemos cerca de três mil exames e mil e trezentas cirurgias por mês. Além de ser uma comparação indevida com o Trauma de Campina, devemos analisar a complexidade dos serviços oferecidos e a própria demanda de cada Hospital”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux