Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem oito municípios em situação de emergência

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Diário Oficial de hoje publicou mais quatro atos do Poder Executivo, assinados pelo governador José Maranhão, de homologação dos Decretos de Situação de Emergência nos municípios São João do Rio do Peixe, Triunfo, Poço José de Moura e Santarém, todos no Sertão. O governador, pessoalmente, esteve visitando recentemente áreas alagadas pelas enchentes e conversado com as pessoas diretamente atingidas. Ele esteve em Patos, Sousa e São João do Rio do Peixe e sobrevoou outros municípios.

Nos próximos dias o Governo do Estado publicará decretos de Situação de Emergência nos municípios de Uiraúna, Bernardino Batista, Aparecida e Aroeiras, este último município localizado no Agreste. Recentemente o Governo homologou a situação de emergência em Patos, Sousa, Catingueira e Poço Dantas. As famílias desabrigadas ou desalojadas estão recebendo assistência da Defesa Civil, um trabalho conjunto envolvendo as três esferas de governo. São distribuídas cestas básicas a cada quinze dias, e são ainda entregues colchões, quites de higiene e equipes do PSF estão vacinando as pessoas como medida preventiva à doenças causadas pelas enchentes.

A situação de emergência é decretada pelos prefeitos, a partir de orientação da Defesa Civil e homologada pelo Governo do Estado, para os municípios que tiveram áreas atingidas por enxurradas ou inundações bruscas, de acordo com o Decreto Federal nº 5.376, de 17 de fevereiro de 2005 e a Resolução nº 3, do Conselho Nacional de Defesa Civil.

De acordo com os decretos, a homologação acontece em função das fortes chuvas que caíram no mês de abril, no Estado da Paraíba. As chuvas ocasionaram inundações e alagamentos em diversas áreas, inclusive nas ruas e avenidas, destruição e danificação de casas, estradas vicinais e obras de arte (bueiros, passagem molhada).

Ainda consta nos decretos que os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), sediados no território do Estado, ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado, mediante prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado e de acordo com o Plano de Trabalho previamente estabelecido.

Açudes – Um total de 50 barragens, das 123 monitoradas pela AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, estão transbordando. Outros 24 açudes apresentam volume d’água acima de 80% da capacidade máxima. Dentre as barragens que sangraram mais recentemente estão: Gramame/Mamuaba (Conde); Coremas/Mãe D’Água (Coremas); Carneiro (Jericó); São Gonçalo (Sousa); Sumé (Sumé); Taperoá II (Taperoá). As cidades de Uiraúna, Patos, Juru, São João do Rio do Peixe e Taperoá, têm cada uma dois açudes sangrando. Hoje o volume  acumulado nos mananciais monitorados pela AESA é de cerca de 4 bilhões de metros cúbicos d’água, o equivalente a 87% da capacidade total de todos os açudes da Paraíba, que é de 5,5 bilhões de metros cúbicos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano