Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Camila apresenta projeto que cria Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou Projeto de Lei criando o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba. A data proposta é o dia 12 de março, em alusão a morte da advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima de 36 anos, em João Pessoa, que lutava contra a doença. No próximo sábado (14), a liga Jornada Vôlei promoverá uma ação educativa “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!”, na orla da Capital, das 7h às 9h, para chamar atenção da população para o assunto.

“A depressão é um problema silencioso, mas que requer atenção especial e muitos cuidados. Não escolhe sexo, idade, cor, classe social. É preciso muita informação e esclarecimento. Muita gente não enxerga como uma doença que precisa de acompanhamento profissional. A consequência da falta de atenção necessária, infelizmente, é a morte”, alertou a deputada.

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda causa de morte mundial, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. A doença afeta 322 milhões de pessoas no mundo – números referentes a 2015. Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Ainda, de acordo com os dados publicados pela OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Camila Toscano comentou que chama atenção também o número de tentativas de suicídio de pessoas que possuem a doença. No Brasil, 11 mil pessoas em média tiraram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12%.

Dia Estadual – A proposta da deputada é que anualmente, no dia 12 de março, haja discussão sobre esse problema, com o objetivo de promover a conscientização da população e dos próprios profissionais de saúde sobre a doença que permanece, muitas vezes, negligenciada.

“Além disso, defendemos a realização de ações destinadas à promoção da educação em saúde, especialmente quando implicam a realização de debates com autoridades e especialistas no assunto, a criação e a divulgação de políticas públicas voltadas para minimizar o sofrimento humano”, diz o projeto.

Data – A advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima tinha 36 anos e era mãe de dois filhos. Há um ano lutava contra a depressão. A morte prematura ocorreu no dia 12 de março deste ano e provocou uma alerta e discussões sobre a temática.

A deputada estadual Camila Toscano faz parte do grupo Jornada Vôlei e é uma das apoiadoras da atividade de conscientização, que acontece neste próximo sábado (14) em João Pessoa. Atleta de vôlei desde a adolescência, Camila era amiga da jogadora e ficou muito abalada com a morte trágica da integrante. O caso incentivou a parlamentar a entrar na luta contra a depressão e apresentar projeto de lei criando o dia estadual de combate ao problema.

Ação – A ação “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!” vai ser realizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, no próximo sábado, dia 14, às 7h. O evento tem o objetivo de ampliar as informações sobre as formas de tratamento da doença. Haverá panfletagem educativa, aconselhamento com psicólogos e palestra de esclarecimento sobre a depressão com a psiquiatra Raquel Mendes. Estudantes e profissionais da Faculdade Uninassau também participarão da ação, com orientações, além do teste de estressômetro, realização de terapias manuais e dança.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino