Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ALPB levará a cidades-pólos Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba vai deflagrar, no próximo mês, uma campanha educativa sobre o Câncer de Próstata. A campanha será aberta com um grande evento, denominado “Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata”, a ser realizado no período de 9 a 14 de abril deste ano. O evento será aberto pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), no dia 9 de abril, às 16h00, com a realização de uma sessão especial no plenário da Casa de Epitácio Pessoa.

 
A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata contará com atividades nas principais cidades-pólos do Estado. Em Campina Grande, o evento também será aberto com uma sessão especial a ser realizada na Câmara Municipal, no dia 10 de abril. O mesmo ocorrerá na cidade de Guarabira, no dia 11 de abril.
 
Em Patos a sessão especial será no dia 12; e em Sousa no dia 13. Em Cajazeiras, a sessão especial será no dia 14 de abril.
 
O campanha, cuja programação ainda está sendo concluída, tem caráter informativo e preventivo. Durante a Semana, será montado um stand no tradicional Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa, onde ocorrerá exposição de material informativo e distribuição de folders e panfletos.
 
Câncer de Próstata
 
Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.
 
Este tipo de câncer se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade. Ocorre somente em homens, já que a próstata é uma glândula exclusiva deste sexo. É o tipo de câncer mais comum em homens nos Estados Unidos, país em que é a segunda maior causa de mortes masculinas por câncer, atrás somente do câncer de pulmão.
 
O câncer de próstata é mais descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do "PSA" (sigla em inglês para antígeno prostático specífieco).
 
Atualmente existe alguma preocupação sobre a acurácia do teste de PSA e sua real utilidade. Uma suspeita de câncer de próstata é tipicamente confirmada ao se remover uma amostra da próstata (biópsia) e examinando-a sob microscópio. Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou.
 
O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, protonterapia ou alguma combinação destes. A idade e saúde do homem, assim como a extensão da dispersão das células, aparência sob análise microscópica e resposta do câncer ao tratamento inicial são importantes em determinar o desfecho da doença.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo