Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Celeiro Espaço Criativo recebe lançamento de livro do escritor Marcus Alves

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Celeiro Espaço Criativo, localizado no bairro do Altiplano, já se consolidou como vitrine do artesanato, pintura e artes plásticas da Capital e agora vai mais adiante abrindo as portas também para a literatura.  A novidade fica por conta do lançamento do livro ‘O sapato amarelo’ (ou K encontra Paludes), do escritor Marcus Alves, nesta quarta-feira (4), às 19h.

“O Espaço Celeiro Criativo além de ser um lugar de bela arquitetura e ambiente agradável, tem se mostrado muito importante para todas as vertentes das artes não apenas de João Pessoa, mas de toda a Paraíba. Os artistas em geral podem e devem ocupar o local para dar vida e sentido a essa obra tão grandiosa para nossa cultura local”, ressaltou Marcus Alves.

O livro é da editora Cartonera Aberta, em parceria com o Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB). A obra conta a história de um personagem que vive por duas décadas à procura de um objeto de desejo de herança, um par de sapatos amarelos. Em sua busca, perambula por vários ambientes urbanos no esforço de descobrir, inclusive o sentido de sua própria vida.

Marcus Alves ainda falou de como foi seu processo de produção criativa. “Tudo foi tratado dentro de uma estrutura narrativa de um documento arqueológico, como um manuscrito encontrado na Biblioteca da Universidade de Brasília. O esforço foi de fazer um personagem contemporâneo com os dilemas de nossa própria vida”, explicou.

Trabalho artesanal – Foram produzidas 100 capas enumeradas, cada uma feita por um designer gráfico diferente, de maneira artesanal, costuradas à mão e confeccionadas de papel reciclado. As ilustrações do livro ficaram por conta da artista plástica Juliana Alves.

Perfil – Marcus Alves é mestre em comunicação e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.  Autor de vários livros de ciência sociológica e literatura como Cultura Rock e Arte de Massa; Cultura no Mercosul: uma política do discurso. Na poesia, já publicou O eterno e o Provisório; Arqueologia.

Também foi secretário de Comunicação dos municípios de João Pessoa e Conde. Atualmente, trabalha no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, além de assessorar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) na sua política de cultura.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos