Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo entrega Prêmio Ceci Melo a mulheres por atuação pela sociedade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite dessa quarta-feira (28), em Campina Grande, o Prêmio Ceci Melo de Participação Social para mulheres que se destacam pela atuação pessoal, profissional e política, em prol da sociedade. Este ano, o Prêmio Ceci Melo chega a sexta edição e presta homenagem a Dilei Aparecida, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Além dela, foram homenageadas 14 conselheiras do Orçamento Democrático, 14 lideranças populares e a prefeita do Conde, Márcia Lucena.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho parabenizou a grande homenageada, Dilei Aparecida, e todas as mulheres que lutam diariamente por uma sociedade mais justa. “Esse momento simboliza a valorização da luta das mulheres que buscam um Brasil mais justo. Dilei merece ser a homenageada deste ano por toda a batalha que enfrenta na militância do MST, contribuindo para que o país seja mais igualitário. O Prêmio Ceci Melo é uma conquista de todas as mulheres guerreiras”, disse.

Dilei Aparecida é militante do MST, filha de camponeses, catarinense e encarou muitos desafios saindo de sua terra para o Nordeste. Aqui se engajou na organização do movimento da classe camponesa e dos trabalhadores do campo. Dilei germinou o MST na Paraíba, sendo hoje referência nacional e continua lutando para combater as desigualdades sociais.

Durante o evento, integrantes do MST fizeram apresentações teatrais, declamaram versos e cantaram músicas que remetem à luta pelos direitos do homem do campo e por um Brasil com oportunidades iguais para todos os cidadãos.

Após as apresentações, a grande homenageada da noite agradeceu a presença dos companheiros. “A todas as mulheres lutadoras deixo meu reconhecimento. Somos fruto da vida coletiva, uma semente só formará uma floresta quando todos plantarem esperança. Esse é um momento para celebrar a vida daqueles que lutam no dia a dia contra as desigualdades que tomam conta da sociedade. Parabenizo todas as mulheres que recebem este Prêmio, vamos juntas continuar lutando por dias melhores”, exortou Dilei Aparecida.

Para a prefeita do Conde, Márcia Lucena, receber o Prêmio Ceci Melo é uma grande honra já que ele representa o reconhecimento do trabalho e da força das mulheres. “É uma satisfação muito grande, porque estou entre mulheres lutadoras que trilharam suas vidas de formas diferenciadas e por isso me sinto privilegiada. Parabenizo o Governo do Estado por pensar em um prêmio como este que valoriza as mulheres e suas lutas”, frisou.

Outra homenageada na solenidade foi Rita Maria da Conceição, que é uma liderança popular da cidade Santa Rita. “Receber o Prêmio Ceci Melo das mãos do governador foi uma grande alegria. Este prêmio representa muito para a minha vida e estou feliz demais por esta conquista”, comemorou.

Jokarla Lopes é conselheira do Orçamento Democrático em Poço de José de Moura, está à frente de movimentos que lutam por causas sociais e representa o grupo de mulheres da cidade. Ela também recebeu o Prêmio e agradeceu pelo reconhecimento, enfatizando que é uma conquista de todas as mulheres paraibanas.

O Prêmio – Criado em 2013, o Prêmio Ceci Melo é uma homenagem a Cezariana Macena de Melo, militante feminista, dirigente partidária, ativista do movimento de mulheres, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux e pedagoga na Casa Pequeno Davi, em João Pessoa. Ela foi uma das responsáveis pela implantação e consolidação do Orçamento Democrático na capital paraibana. O Prêmio integra a programação do Mês da Mulher.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem