Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura apresenta plano de mobilidade na CMJP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O superintendente de transportes e trânsito de João Pessoa (STTrans), Nilton Pereira de Andrade, apresenta nesta quinta-feira (16), às 9h30, o plano de mobilidade urbana na Câmara Municipal.  A proposta do município, que está pleiteando recursos do "PAC Mobilidade Grandes Cidades" junto ao Governo Federal, já foi mostrada para a equipe do Ministério das Cidades.  Durante sua explanação, o superintendente vai falar dos investimentos prioritários no transporte de massa como forma de construir uma cidade sustentável e com mais qualidade de vida.

O plano foi desenvolvido pelo superintendente Nilton Pereira de Andrade e sua equipe técnica com objetivo de proporcionar à população o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando um transporte coletivo seguro, inclusivo e sustentável. O modelo de operação que será utilizado na capital é o chamado BRT- Bus Rapid Transit, inspirado no de Curitiba.

Na proposta está prevista a reestruturação do sistema de transporte urbano para integrar os diversos meios de transporte, beneficiando os deslocamentos em áreas de população de baixa renda. Além disso, o projeto prevê ainda a implantação do sistema de transportes metropolitano integrado com o sistema de ônibus urbanos de João Pessoa.

Segundo Nilton Pereira de Andrade, a cidade está crescendo, e o Plano de Mobilidade Urbana tem o objetivo de preparar o sistema viário para os impactos desse desenvolvimento. “O prefeito quer promover a cidadania e a inclusão social priorizando o acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e aumentando a mobilidade urbana”, afirmou. Ele ressaltou que quanto mais pessoas optarem pelo ônibus, menos congestionamentos haverá nas ruas, consequentemente, menos gases causadores do aquecimento global serão emitidos.

João Pessoa está concorrendo com outras capitais para receber os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. A Capital poderá ganhar cerca de R$ 200 milhões para investir em projetos de melhorias para o trânsito. O total dos investimentos do programa será de R$ 18 bilhões para o país e os recursos só devem ser enviados no segundo semestre deste ano.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis