Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente diz que Câmara exerceu sua função arquivando impeachment

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Recebemos o pedido de impeachment contra o prefeito Luciano Agra (PSB) e, com base no que determina o Regimento Interno da Casa, a Lei Orgânica do Município e a própria Constituição Federal, demos total atenção à matéria e conduzimos o processo, em plenário, com ética, responsabilidade e transparência, respeitando, acima de tudo, o posicionamento das bancadas de situação, oposição e a independente”. A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), após a sessão de hoje.
 
Durval Ferreira deixou claro que na Casa Napoleão Laureano deve imperar a liberdade e a democracia. Ele disse não ter dúvidas de que tanto a presidência quanto a mesa diretora, além das lideranças de bancadas, tiveram o comprometimento e a consciência de que o dever foi cumprido dentro da legalidade.
 
O parlamentar lembrou, com base legais e regimentais, que para a Câmara poder receber a denúncia e instalar uma comissão processante para apreciar um eventual pedido de impeachment, o plenário teria que ter aprovado a matéria por um quorum de 2/3 dos representantes do Poder Legislativo Municipal, ou seja, 14 dos 21vereadores. O pedido foi colocado em votação, sendo rejeitado por 15 vereadores dos 21 que estavam presentes. Não concordando com o resultado, cinco se retiraram do plenário.
 
Durval explicou, também com base regimental, que cada líder de bloco parlamentar, Bruno Farias (PPS), pela situação, Fernando Milanez (PMDB), pela oposição, e Geraldo Amorim (PDT), pelo grupo independente, tiveram a oportunidade de, no tempo de cinco minutos, expor, ou da tribuna ou da bancada, seus argumentos para o encaminhamento da votação da matéria. Em seguida, o presidente contou que submeteu ao plenário o recebimento da solicitação e convocou os pares a ficarem de pé se fossem a favor do pedido ou permanecerem sentados se fossem contrários.
 
Durval lembrou ainda que houve um pedido de vistas ao processo de impeachment, apresentado durante a sessão pelo vereador Tavinho Santos (PTB), que foi colocado em votação e rejeitado pela maioria dos parlamentares. Ele considera natural e no direito da oposição querer, agora, acionar a Justiça sobre a questão. “A oposição está no direito dela. A Câmara fez seu papel e exerceu sua função legislativa obedecendo a Lei Orgânica e a Constituição Federal”, concluiu.

Oposição – Os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Marcos Vinícius (PSDB), da bancada de oposição, afirmaram após a sessão de hoje que o presidente da Câmara agiu com lisura e correção na condução do processo, em plenário, de discussão e votação do pedido de impeachment do prefeito Luciano Agra (PSB). Tavinho e Marcos admitiram que agora a solicitação tem que ser encaminhada pela esfera judicial.

“Não temos o que dizer e reclamar do presidente Durval Ferreira. Ele agiu corretamente e dentro da legalidade na condução do processo”, declarou Tavinho, só lamentando o fato da peça não ter sido lida na íntegra. “Durval foi correto. Não infringiu, de forma nenhuma, a lei e o processo legislativo”, completou Vinícius. Os dois parlamentares ressaltaram que tanto o presidente da Casa quanto a mesa diretora, de um modo geral, atuaram com isenção e imparcialidade, desde a leitura parcial da peça jurídica, composta por quase 1.800 folhas, até sua votação no plenário.

O tucano e o petebista classificaram, entretanto, a rejeição do pedido de impeachment como sendo um processo político no âmbito do Poder Legislativo Municipal. Eles asseguraram “que a peça jurídica traz provas contundentes de irregularidades praticadas pela atual gestão, envolvendo a merenda e a empresa que cuida da alimentação das escolas públicas municipais”.

Por fim, Tavinho Santos reclamou apenas que o documento poderia ter sido lido na íntegra pelo vereador Benílton Lucena (PT), primeiro-secretário da mesa. Mas ele mesmo reconheceu que a leitura integral do pedido iria protelar a votação em plenário e inviabilizar o restante da sessão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande