Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procon orienta população a boicotar postos com preços abusivos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Procon Estadual decidiu promover o fortalecimento da campanha do boicote a postos de combustível que estejam vendendo o produto com preços acima da média do mercado, na Paraíba. Os consumidores devem consultar a página do Procon de João Pessoa (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/procon/) e verificar a relação dos postos que apresentam os menores preços. A medida foi tomada na manhã desta quinta-feira (7), em reunião no núcleo da Secretaria Estadual da Receita, à rua Gama e Melo, Centro de João Pessoa, que teve ainda a participação da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Imeq – Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba. Na pesquisa divulgada pelo Procon de João Pessoa no dia 4 de abril o preço do litro da gasolina comum apresentava variação nos preços de R$ 2,42 a R$ 2,99.

A partir da lista do Procon Municipal de João Pessoa, que tem pesquisas semanais, os proprietários de veículos poderão localizar os postos que vendem combustível mais barato e abastecer economizando. Agindo dessa maneira a população estará boicotando os postos que vendem os produtos (gasolina, álcool e diesel), por preços acima da média.

A secretária executiva do Procon Estadual, Klébia Ludgério, afirmou que o boicote é a primeira medida de combate aos altos preços de combustível praticados por determinados postos. Numa segunda etapa, quando a Secretaria da Receita Estadual finalizar um levantamento nas planilhas de custos dos produtos. Caso seja confirmada a prática dos preços abusivos, o Procon Estadual vai tomar as medidas administrativas cabíveis no sentido de coibir e que o mercado pratique preços justos e compatíveis. “Esse é um boicote que o consumidor deve aderir como uma forma de coibir os preços abusivos”, declarou Klébia Ludgério.

O fiscal da Receita Estadual e representante da Agência Nacional de Petróleo, Sidney Fagundes, revelou que a Secretaria acompanha todas as notas fiscais eletrônicas emitidas pelos contribuintes e com estas informações ela ajuda o Procon Estadual e demais órgãos de defesa do consumidor na elaboração de tabelas de pesquisa de preços. Desde 2004 a Receita Estadual tem convênio com a ANP, que dá a competência da secretaria para fiscalizar postos de combustível com atribuições da agência.

O diretor-superintendente do Imeq, Krol Jânio Palitot Remígio, participou da reunião e afirmou que o órgão tem o papel de fiscalizar as bombas de combustíveis e outros equipamentos com medida padrão. Por exemplo, os técnicos do Imeq têm a função de averiguar se as bombas medem os litros dos combustíveis de forma correta, sem adulteração. Quando há irregularidade um cidadão pode pagar por vinte litros de gasolina e na realidade no tanque de seu carro só entrar dezoito litros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM