Bloco Virgens de Tambaú se torna Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Bloco Virgens de Tambaú, um dos maiores e mais emblemáticos eventos do pré-carnaval de João Pessoa, foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. A proposta, apresentada pelo vereador Bruno Farias, foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena, destacando a importância histórica e cultural do bloco para a cidade e sua rica tradição carnavalesca.

Fundado em 1987, o bloco é famoso por sua irreverência, diversidade e alegria, com homens se vestindo de mulheres em uma celebração de humor, inclusão e liberdade. O evento atrai uma multidão cada vez maior a cada edição, firmando-se como um dos principais blocos da Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, uma das mais importantes do Carnaval pessoense.

Para o vereador Bruno Farias, autor da proposta, o reconhecimento do bloco como patrimônio cultural imaterial é um tributo ao valor das manifestações populares na formação da identidade e da memória coletiva de João Pessoa. “O Virgens de Tambaú vai além de uma festa; é um símbolo de resistência, alegria e inclusão que faz parte da vida de muitos pessoenses e turistas”, ressaltou Farias.

Ao sancionar o projeto, o prefeito Cícero Lucena destacou a relevância do bloco não apenas como uma expressão cultural, mas também como um importante impulsionador do turismo e da economia local. “O bloco Virgens de Tambaú tem um impacto muito positivo na economia, movimentando o turismo e criando oportunidades para trabalhadores informais, além de promover João Pessoa como um destino festivo e cultural no Brasil,” afirmou Lucena.

Com o reconhecimento oficial, o bloco se une a outras manifestações culturais já reconhecidas como patrimônio imaterial de João Pessoa, como o Carnaval Tradição e o Folia de Rua, reforçando a valorização da herança cultural da cidade. O título também facilita o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem a preservação e continuidade do bloco para as futuras gerações.

Para Iago Carneiro, atual presidente do Bloco Virgens de Tambaú, o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial chega em um momento especial de renovação para o bloco. “É uma emoção imensa receber esse título, que já era merecido há anos. Virgens de Tambaú vai além de uma festa, é uma manifestação cultural que se reinventa a cada ano, trazendo novas histórias e paradigmas, mas sempre mantendo a essência de inclusão e irreverência. Esse reconhecimento veio no momento ideal, enquanto o bloco vive um processo de renovação e continua escrevendo novas páginas de sua história. Estamos prontos para continuar crescendo e encantando por muitos carnavais!”, declarou Iago.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa