Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Capital paraibana terá Pólo Digital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais de 20 empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de João Pessoa, além de representantes de instituições do Estado, estiveram reunidos com o objetivo de debater a viabilidade da criação de um Pólo Digital na capital. Com lugar ainda a ser definido, entre centro histórico e a PB 008, o Pólo deverá abrigar mais de 100 empresas e potencializar o setor que já é nacionalmente reconhecido.

O centro de referência reunirá empresas que trabalham principalmente com desenvolvimento de softwares como sistemas de segurança, games, biometria, transmissão ao vivo, além de dispositivos móveis e móbile marketing. O Pólo manterá o nome do projeto Farol Digital, que é desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, qual as empresas são associadas. O grupo já iniciou o esboço da proposta a ser enviada e aprovada pelo Governo Estadual.

Para Danyele Santana, gestora do Farol Digital, com a criação do Pólo um dos maiores benefícios para o Estado é o fortalecimento do setor e da união das empresas. “Unidos eles tem mais força para cobrar políticas públicas de incentivo e o momento está bem propício com um governo que vem mostrando interesse em potencializar a tecnologia paraibana. Juntos em um mesmo ambiente eles também fortalecem vínculos e se complementam”, comenta Danyele.

Com a criação do Pólo Farol Digital também virá a galope outras séries de benefícios, assim como a redução de custos com a infra-estrutura, já que muitos pagam aluguel, marketing e vendas, capacitações e treinamentos, que podem ser feitos de forma conjunta.

Um dos apontamentos também é para o incentivo fiscal com a redução do ISS, que hoje é de 5%. Campina Grande já possui esse benefício e empresas do setor pagam apenas 2,5% de ISS. A cidade, em menos de um mês, contará com o Centro de Inovação Tecnológica Telma Araújo, na área da antiga Indústria Limoeiro Malhas, localizada no bairro de Bodocongó. 

O setor de tecnologia na Paraíba somente em 2010 fechou com um faturamento de R$ 30 milhões e emprega 1,8 mil pessoas, absorvendo uma média de 300 profissionais por ano. O projeto Farol Digital funciona desde 2005 e conta com 150 empresas associadas.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité