Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), disse nesta quinta-feira (18) que o MP, ao se posicionar pela concessão de medidas alternativas à prisão do Padre Egídio de Carvalho, levou em conta laudos médicos sobre a saúde do religioso, que inspira cuidados.

“Creio que o processo penal não visa uma vingança, o processo penal tem que ser equilibrado, tem que ser humanizado. De fato, o investigado e denunciado se encontra num estado de saúde delicado, razão pela qual se posicionou pela concessão dessas medidas alternativas à prisão. Isso não quer dizer que ele esteja livre. Vai dar a ele condições humanizadas de proceder os tratamentos adequados para restabelecer sua saúde. Essa que é a grande mecânica, eu creio, do direito e do processo penal. O processo penal não é vingança. A ação penal não é instrumento para infringir dor a absolutamente ninguém, é um processo que visa tão somente uma reparação à sociedade, às vítimas, principalmente, mas tem que ter equilíbrio. E é isso de fato o que o Ministério Público postula, sermos duros, mas sermos humanizados.

O Gaeco emitiu parecer favorável para que padre Egídio de Carvalho fique em prisão domiciliar. O pedido foi apresentado pela defesa diante dos problemas de saúde do padre.

“Em análise perfunctória da documentação anexada pela defesa, é possível verificar a existência de um quadro de saúde que merece cuidados além daqueles possíveis de serem prestados dentro da unidade prisional onde o acusado se encontra recolhido”, afirmam os promotores do Gaeco no parecer.

Caberá a Justiça decidir se acata o parecer ou mantém o padre preso.

Caso realmente passe a cumprir prisão domiciliar, Padre Egídio terá que cumprir medidas alternativas, como o uso de tornozeleira eletrônica; proibição de se ausentar de sua residência sem autorização do juízo; proibição de manter contato com pessoas diversas de seus advogados constituídos e dos familiares que residem no mesmo imóvel; proibição de acesso ou frequência em estabelecimentos vinculados a ASA e ao Instituto São José.

Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed, após ser submetido a procedimento cirúrgico addominal. Segundo o último boletim divulgado pelo hospital, ele vem apresentando boa evolução.

Sentindo fortes dores na região do abdômen, Padre Egídio de Carvalho Neto, de 56 anos, foi levado na tarde do último sábado, 13, para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Valentina Figueiredo, a mais próxima da prisão onde ele está desde novembro do ano passado. Por orientação da equipe médica de plantão, o religioso, que possui plano de saúde, foi encaminhado para o Hospital da Unimed, onde passou por cirurgia.

Egídio foi diretor do Padre Zé por cerca de 10 anos e está preso desde novembro, sob acusação de desviar R$ 140 milhões destinados à instituição filantrópica que comandava. Todos os pedidos da defesa para transformar a prisão dele em domiciliar foram negados tanto pelo Tribunal de Justiça da Paraíba quanto pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Festival em João Pessoa quer mostrar que hambúrguer “não é tudo igual”

Anteriores

cicerocanteiro (1)

Cícero Lucena tem contas aprovadas no TCE e destaca zelo com o dinheiro público

joaoode2024 (1)

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta

bardocuscuz1 (1)

MPF explica que Bar do Cuscuz só será liberado depois que resolver esgoto irregular

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Djaniras, mostra de cinema feminino

Djaniras: Mostra de Cinema Feminino está com inscrições abertas até 3 de junho

PF operação contra abuso sexual infantil 2

Piloto de aeronaves é preso pela PF em João Pessoa em operação contra o tráfico internacional

Correios doações para o RS

Correios pede a moradores do Nordeste que priorizem doações de itens secos ao RS