Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Orquestra Sinfônica Municipal realiza concerto no Centro Cultural São Francisco nesta sexta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, nesta sexta-feira (5), o II Concerto Oficial da Temporada 2024. O evento, que começa a partir das 19h, acontece no Centro Cultural São Francisco, e tem a regência do maestro Nilson Galvão, com obras dos compositores Felix Mendelssohn, que é alemão, e do italiano Ottorino Respighi.

“Esse concerto é um momento importante para toda a Fundação, para a própria Prefeitura porque garantimos sempre a presença marcante da nossa Orquestra Sinfônica Municipal, ofertando ao morador de João Pessoa e ao visitante concertos de muita qualidade artística e musical, num ambiente extremamente agradável e importante para nossa cultura como é o museu de São Francisco”, observa o diretor executivo da Funda Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

Ele afirma que a Funjope tem uma agenda permanente de concertos até o final do ano. “Tenho certeza de que o público vai, mais uma vez, comemorar esse belo momento da nossa Orquestra. Queria agradecer ao maestro e a todos os músicos e musicistas pela dedicação que eles têm. Também agradecer ao coordenador do Museu São Francisco, padre Marcondes Meneses, pela aceitação e acolhida que ele dá ao nosso projeto cultural de ter a Orquestra Sinfônica tocando no Museu de São Francisco que já é uma grande marca para nossa cidade”, acrescenta.

O maestro Nilson Galvão ressalta que este é o segundo concerto da temporada 2024. “Nós vamos tocar duas obras bem interessantes que, inclusive, têm bastante contraste entre elas. Será um concerto muito bonito”, promete o maestro Nilson Galvão.

Ele explica que a primeira parte será um pouco mais densa, mais pesada, envolvendo a primeira sinfonia do compositor alemão Felix Mendelssohn, que era de família abastada, com pai dele banqueiro, e que teve muito acesso a uma educação diferenciada. Mendelssohn é um dos maiores prodígios da música de concerto ocidental e escreveu esta sinfonia quando tinha 15 anos de idade.

“A sinfonia é dividida em quatro partes. Tem muito drama, umas melodias bonitas, a questão do eu lírico, muita perturbação, muito conflito. A segunda parte é uma peça muito leve com a obra do compositor italiano Ottorino Respighi, composta no Século XX, mas muito leve, que é uma suíte, uma coleção de danças baseadas em danças antigas do período renascentista”, comenta o maestro.

Isso, segundo ele, faz parte do movimento neoclássico, com muitos compositores voltando à ideia das formas mais arcaicas. “Mas, as danças são super bonitas e é uma obra bem lírica, de uma beleza sublime, e nós encerramos o nosso concerto com essa suíte que é para fazer bem esse contraste com a primeira obra”, destaca.

“A nossa vida de artista é isso, com os contrastes, mostrando não só as coisas densas, pesadas, dramáticas, como as coisas, leves, bonitas e de extrema qualidade. É um concerto que estamos muito felizes em fazer”, completa o maestro Nilson Galvão.

Programa da Orquestra  

Felix Mendelssohn – Sinfonia Nº 1 em dó menor Op. 11

I. Allegro di molto

II. Andante

III. Minuetto – Allegro molto

IV. Allegro con fuoco

Ottorino Respighi – Suíte de Árias e Danças antigas n.2

I. Laura soave: balleto con gagliarda, saltarello e canario

II. Danza rustica

III. Campanae parisienses e Aria

IV. Bergamasca

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Ainda internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa

Delegação da Paraíba no 24º Grito da Terra Brasil, em Brasília

Delegação da Fetag-PB participa de mobilização em Brasília do 24º Grito da Terra Brasil

Professora

MP recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

João Azevêdo é homenageado na CMJP

João Azevêdo é homenageado na Câmara por obras estruturantes na Capital

Thyago Colaço e Luís Faro Ramos

Presidente da Câmara Portuguesa confirma visita do embaixador de Portugal à Paraíba