CVV abre inscrições para novos voluntários em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio de uma escuta empática, sem julgamentos e sigilosa, através do telefone 188, é uma ação cotidiana e ininterrupta que um grupo de voluntários pratica diuturnamente e que tem salvado vidas e apoiado pessoas em variadas situações. Essa é a missão do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG fundada em 1962 e que precisa da disponibilidade de pessoas para continuar ajudando mais pessoas. E o CVV abriu inscrições gratuitas para novos voluntários para o posto de João Pessoa. As inscrições são feitas pelo e-mail cvv.org.br/seja-voluntario.

O curso de formação terá início no dia 11de maio, será realizado aos sábados, no horário de 14h às 17h e é totalmente virtual. Para se tornar voluntário do CVV é necessário ter mais de 18 anos e ter disponibilidade mínima de três horas semanais para o plantão de atendimento que pode ser pelo telefone, chat, e-mail e, em alguns postos, pessoalmente.

“Todas as ligações do CVV são sigilosas, o que é conversado entre o voluntário e quem liga não é compartilhado com ninguém, e não há julgamentos de nenhuma natureza, mesmo que o motivo da ligação seja algo que envolva questões morais ou éticas. A filosofia do CVV é acolher de forma empática, sem julgar, criticar ou condenar”, afirma a Coordenadora do Programa de Seleção de Voluntários (PSV) e Vice-Coordenadora do Posto João Pessoa, Vera Motta.

A jornalista Eliane Sobral, voluntária no Posto João Pessoa, desde julho do ano passado, fez o curso em 2023 e decidiu continuar no projeto após a capacitação. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas, de variadas formas, e encontrei no canal do CVV mais uma oportunidade de ser solidária e neste quase um ano de voluntariado posso afirmar que é muito gratificante ao final de um atendimento você escutar a pessoa dizer um muito obrigado, você salvou meu dia, me ajudou a melhorar, conseguiu me diminuir a tristeza ou coisas afins. Não há palavra que descreva esse sentimento de gratidão”, afirma a voluntária que dá plantões às quartas-feiras, das 22h até uma da madrugada.

Sobre o CVV – Fundado em 1962, em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida é uma das ONGs mais antigas do país. Hoje, cerca de quatro mil voluntários, atuam em postos espalhados pelo Brasil, prestando um serviço gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores, dificuldades, angustias e/ou tristezas. “De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio”, reitera Vera Motta.

O posto de João Pessoa existe há 38 anos e sua sede funciona num espaço cedido pela Prefeitura da capital, onde funciona o Lactário da Torre, na Avenida Rui Barbosa. A partir da pandemia do Covid e a necessidade de realização dos atendimentos online, desde então, a maioria dos atendimentos são remotos. Para tanto, o voluntário recebe um login e senha para acessar a central de atendimento do CVV para realizar os seus plantões. Para tanto, é necessário dispor de um computador que tenha acesso à internet. Os plantões são obrigatórios a todos os voluntários e a falta sem substiuição autoexclui o voluntário do Programa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa