Consuni da UFPB aprova Moção de Apoio a greve de técnicos administrativos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aprovou, por maioria de votos, em sessão extraordinária nesta terça-feira (19), moção de apoio ao legítimo exercício do direito de greve da categoria dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).

Na oportunidade, a categoria destacou a sua pauta pela recomposição do orçamento das IFES e a reestruturação da carreira, buscando torná-la moderna e com uma remuneração compatível com outras carreiras do serviço público federal, de forma a atrair e garantir a permanência de milhares de servidores que, segundo a categoria, embora recém-contratados, abandonam os postos de trabalho nas universidades em troca de melhores oportunidades em outras instituições, em uma das maiores taxas de desligamento do serviço público.

A informação foi corroborada pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, que subscreveu nota de apoio à reestruturação da carreira dos TAEs. “Toda semana, sem exceção, nós assinamos diversas exonerações a pedido”, disse o Reitor, afirmando que, além de perder quadros, que é gravíssimo, a UFPB não consegue recompor.

Ainda de acordo com a moção de apoio aprovada pelo Consuni, “O cumprimento da função educativa, social, acadêmico-científica, cultural e tecnológica da universidade pública brasileira encontra, no trabalho dos(as) servidores(as), uma dimensão fundante. Neste sentido, a valorização da carreira é imprescindível”.

Desta forma, com a aprovação da moção de apoio, o Consuni vem prestar seu apoio à greve nacional dos TAEs, deflagrada no dia 11 de março, com adesão dos trabalhadores dos campi da UFPB em João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte, por compreender sua importância em contribuir para o processo de fortalecimento da educação pública brasileira.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa