Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

JP realiza Encontro de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco nesta sexta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Reconhecida, no final de 2017, como referência pela criatividade, João Pessoa promove o I Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da Unesco (ECriativa), que será realizado nesta sexta-feira (23), na Estação das Artes, no Altiplano, às 9h. O evento vai promover a troca de experiências entre os municípios do País que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas. Além de João Pessoa, única cidade brasileira escolhida pela riqueza do artesanato e da cultura popular, participam representantes de Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Paraty, Salvador e Santos.

Esta será a primeira vez que as cidades brasileiras se reúnem para compartilhar experiências nos diferentes segmentos da economia criativa, setor econômico que tem como base a criação, produção e a distribuição de bens e serviços por meio da criatividade e da cultura. “Apesar de ter recebido o reconhecimento da Unesco há poucos meses, João Pessoa segue com passos importantes na sua consolidação como cidade criativa dentro e fora do país. O ECriativa chega para se somar a outras ações já colocadas em prática, como o programa AnimaCentro, de ocupação cultural em áreas históricas, e o Celeiro Espaço Criativo, uma vitrine permanente para o artesanato paraibano”, explicou Maísa Cartaxo, primeira-dama do Município.

Além das cidades brasileiras que já integram a rede, o encontro também terá a participação de três possíveis candidatas em 2019, as capitais Belo Horizonte (Gastronomia), Fortaleza (Design) e Recife (Artesanato). “Um dos motores dessa nova economia é o compartilhamento de informações, dentro de uma visão mais colaborativa do que competitiva. Esse será o primeiro passo para um intercâmbio permanente entre as cidades brasileiras, que, em breve, também estarão integradas às demais cidades de toda América Latina”, pontuou o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

ECriativa – O Encontro é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae/PB, com a participação de representantes da Unesco no País, além do Ministério da Cultura. Durante a programação, cada cidade irá apresentar projetos e propostas pactuados com a Unesco. Em seguida, haverá uma mesa redonda com especialistas em economia criativa, como Regina Amorim (gestora de Turismo do Sebrae), Alberto Cabral (antropólogo da UFPB) e Cláudia Leitão (socióloga da UFCE). Os representantes das cidades também participam de uma reunião de trabalho no período da tarde, de onde sairão para visitar o ‘Celeiro Espaço Criativo’ e o programa ‘AnimaCentro’.

Cidades Criativas Brasileiras da Unesco

Belém (Gastronomia)

Brasília (Design)

Curitiba (Design)

Florianópolis (Gastronomia)

João Pessoa (Artesanato)

Paraty (Gastronomia)

Salvador (Música)

Santos (Cinema)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos