Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Celeiro reinaugura atividades no Hotel Globo no Centro Histórico nesta terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Celeiro Espaço Criativo reinaugura suas atividades, nesta terça-feira (06), às 15h, no Hotel Globo, sua nova sede localizado no Centro Histórico da capital paraibana. O Hotel Globo é localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, na Praça São Pedro Gonçalves, no Varadouro. O horário de visitação para a população de João Pessoa e turistas será das 8h30 às 17h30, aberto todos os dias, com acesso gratuito.

Aproximadamente 70 obras de artistas paraibanos estarão expostas e poderão ser visitadas e adquiridas pelos visitantes no local. São peças em madeira, ferro, cerâmica, papel, tecido, entre outras. “Os trabalhos reúnem artesanato, cultura popular, artes visuais e design, além de mostrar aos visitantes e apreciadores que diante de tanta tecnologia temos na arte um mundo de expressividade e conexão”, enfatiza o curador do Celeiro Espaço Criativo, Ilson Moraes.

O curador Ilson Moraes explica que as atividades do Celeiro vão ocupar o Hotel Globo, temporariamente, até que a nova morada esteja pronta, após a conclusão do processo de reforma na ‘Estação das Artes Luciano Agra’, localizada no Altiplano, prédio anexo a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008.

“Quando o Hotel Globo abre suas portas, para ‘hospedar’, o Celeiro nesta sua transição, acolhe também os artistas, artesãos e todas as pessoas que passeiam pelo Centro Histórico. Parafraseando Milton Nascimento: ‘Todo o artista tem de ir aonde o povo está’. Portanto, estaremos hospedados onde nasceu nossa Capital para desfrutarmos juntos – artistas e artesãos, do Hotel Globo e do Celeiro neste prédio histórico e para juntos promovermos mais arte e mais cultura”, ressaltou.

O Celeiro é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) e se destacou durante todo o ano de 2023 no universo das artes, pelas várias iniciativas adotadas para impulsionar a produção e comercialização de peças dos artistas locais. “O Celeiro tem como missão o fomento da arte e do artesanato, agregando trabalhos de artistas e artesãos da capital e de outras cidades do estado”.

Hotel Globo – O Hotel Globo – prédio histórico de estilo eclético, tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), hospedou grandes personalidades da história da Paraíba e atualmente contribui com a revitalização do Centro Histórico promovendo exposições, lançamentos de livros e atrações musicais, sob a coordenação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Escolas – Por fazer parte da Secretaria de Educação (Sedec), o Celeiro também desempenha um papel importante na educação de estudantes da rede municipal de educação. O Celeiro vai manter o desenvolvimento de trabalhos com os estudantes com a realização de visitações, contemplação e oficinas. Nessas visitações são feitas palestras explicativas sobre as obras expostas, o trabalho e a proposta de cada artista e a história do Hotel Globo vem enriquecer o conteúdo repassado aos estudantes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026