Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem mulheres no comando de todo o Litoral pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São mais de 130 km de extensão, de Mataraca até Acaú, com diversas praias, cada uma com sua peculiaridade e cheias de belezas naturais, assim é o nosso litoral, um verdadeiro convite aos paraibanos e turistas que visitam nosso estado.

E este ano, pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), toda essa área estará sob o comando de três grandes mulheres: a tenente coronel Katty Sabrina do Nascimento Silva, que está à frente do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e comanda a área desde Acaú, no litoral Sul, até a praia de Manaíra; a capitão Fernanda Diniz Linhares de Caldas Barros, que está na gestão da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª CIBM) e comanda as praias do Bessa até Lucena; e a capitão Bruna Carneiro de Barros Pinheiro, que lidera a 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (3ª CIBM) e comanda o litoral Norte desde a Praia de Campina até Barra de Camaratuba.

Há pouco mais de 20 anos, ingressaram as primeiras mulheres na Corporação e mesmo em tão pouco tempo, com dedicação e compromisso elas conquistaram espaço nas diversas atividades operacionais e em cargos de comando, exercendo hoje as mesmas atividades que antes eram desempenhadas apenas pelos homens.

Para a tenente coronel Sabrina, a mulher enfrenta vários desafios ao longo da carreira militar. “As mulheres têm desbravado o caminho ao longo destes anos e quebrado paradigmas, ao passo em que tem sido uma premissa da Corporação incentivar e dar oportunidades ao efetivo feminino. Hoje, temos várias mulheres em setores de comando na Corporação e isso tem sido um diferencial.”, declarou a comandante do BBS.

São mergulhadores, enfermeiras, médicas, especialistas em salvamento aquático, salvamento em altura, comandantes de seções e unidades operacionais. Nossas mulheres se destacam em cada lugar que pisam, e é através do reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos, que elas vêm recebendo o reconhecimento de suas ações. O caminho que um dia foi aberto pelas pioneiras hoje é trilhado por cerca de 120 mulheres determinadas e que colocam amor em tudo que fazem.

Na realização da Operação Verão 2023/2024, não seria diferente. A primeira edição em que todo o litoral estará sob o comando de bombeiras militares tem como principal meta levar segurança e prevenção, por meio da execução de ações planejadas e estrategicamente dispostas, visando proporcionar um verão tranquilo aos paraibanos e turistas que vierem ao nosso Estado.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy

cansada

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Luiz Couto 2024

Luiz Couto diz que Cartaxo tem maior densidade eleitoral e mais chance na disputa

Chuvas em JP dia 17

João Pessoa tem chuvas de 35,58 mm em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

João Azevêdo 26

STF acata ação de João e suspende mudanças no prazo de pagamento de emendas parlamentares

Elefanta Lady (1)

Elefanta Lady, que viveu na Bica, morre aos 52 anos em santuário no MT