Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba aplica mais de 21 mil doses no último Dia D de Multivacinação e Vacinação contra a Covid-19 do ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O casal de aposentados Nazareth Belmiro, de 68 anos, e José Bonifácio, de 74 anos, aproveitou este sábado, o décimo e último “Dia D de Multivacinação e vacinação contra a Covid-19”, de 2023, para tomar a nova dose de reforço da bivalente contra a Covid-19. Eles conhecem muito bem os efeitos da doença. Na pandemia, ela teve duas vezes e o marido cuidou dela, por isso faz questão de manter em dia o cartão de vacina contra o vírus.

“Na segunda vez, foi tão grave que até fiquei nove meses sem andar. Se naquela época tivesse a vacina, teria evitado toda essa situação. Por isso que a gente está sempre com a vacina em dia”, ressaltou ela, que serve de exemplo para os demais idosos que estão sendo convocados a tomarem nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19.

Para seu Bonifácio, professor aposentado, a vacina é a forma mais segura para barrar e combater a Covid-19. “A prova é tanta que, assim que as pessoas começaram a ser vacinadas, a doença recuou”, pontuou, logo após tomar a dose de reforço.

Neste décimo e último Dia D do ano de 2023, foram 21.359 doses aplicadas em 181 municípios, sendo 12.684 de vacinas Covid-19 e 8.765 de vacinas de rotina, totalizando 758.309 doses nas 10 ações durante o ano de 2023 no estado.

A nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 foi ofertada para idosos, a partir dos 60 anos, e pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas (portadoras do vírus HIV; transplantadas de órgãos sólidos e medula óssea; que fazem hemodiálise; pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia e radioterapia, entre outros). A recomendação é seguir o intervalo de seis meses da última dose.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, as ações cumpriram o seu objetivo. “Conseguimos ampliar a oferta de vacinação e melhorar a cobertura vacinal nos 223 municípios paraibanos, o que comprova o sucesso da estratégia utilizada pelo estado e municípios com o “Dia D de Multivacinação e vacinação contra a Covid-19”, declarou.

Para o chefe de Imunização de João Pessoa, Fernado Virgolino, o “Dia D” é muito importante para o chamamento da população. “É uma época em que a gente ganha a mídia, de modo geral, em todo estado, com informações sobre a importância de se vacinar; as estratégias de vacinação, e, a partir daí, as pessoas aderem ao chamado, visto que as informações chegaram até as suas residências”, pontuou.

Das 21.359 vacinas aplicadas no Dia D deste sábado (16), 12.684 foram para as vacinas bivalente e monovalente da Covid-19 e 8.675 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa – 2.748 doses; Sousa -1.377 doses; Campina Grande – 1.222 doses; Princesa Isabel – 896 doses e Monteiro – 735 doses.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026