Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Espetáculo encenado em João Pessoa gera polêmica por performance sensual e Bíblia rasgada; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Grupo Seiva apresentou na noite da última quinta-feira, 7, na Vila do Porto, o espetáculo “Obsceno”. Algumas cenas viralizaram nas redes sociais porque a dançarina e coreógrafa Isa Meneguetti, numa performance sensual utiliza a Bíblia e rasga páginas do livro sagrado dos cristãos. Além disso, ela faz o sinal da cruz com o dedo médio, numa referência clara a um dos gestos obscenos mais conhecidos no ocidente.

O resultado da divulgação do vídeo nas redes sociais foi uma onda de protestos e críticas por parte da comunidade cristã e de grupos conservadores. Alguns questionam a legalidade do uso da bandeira do Brasil e da Bíblia no espetáculo e praticamente todos afirmam que “Obsceno” não é arte.

O artigo 5º da Constituição do Brasil garante que o Estado brasileiro é laico. Já a lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião. Mais recentemente, o termo intolerância religiosa foi criado para descrever a profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela denominação.

O ParlamentoPB tentou contato com o Grupo Seiva, que tem atuação focada na dança e no pole dance, na manhã deste domingo, mas não obteve resposta. O espaço está disponível para que os artistas possam comentar o fato.

Como texto de divulgação do espetáculo, o grupo divulgou o seguinte: “No imaginário da norma social, a obscenidade ocupa um espaço de estranheza, escondida em camadas profundas da experiência humana. Oculta, indecente e impura. O espetáculo “OBSCENO” é uma proposta para questionar artisticamente essa norma. Uma oportunidade de reivindicar a estranheza de um OBSCENO impuro e indecente e, a partir disso, desenvolver apresentações que subvertem a falácia da normalidade. Questionar OBSCENO é direcionar o olhar para o que é colocado como sujo, indecente, estranho e horroroso. Mas também observar as sensações originais a esse OBSCENO: os prazeres, o desejo e a volúpia”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem