Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tarciana Medeiros: da feira à Forbes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nós vivemos um tempo em que a violência contra as mulheres é assustadora. Os casos de discriminação, agressão e feminicídio tomaram o noticiário e causam perplexidade.

Mas, hoje, eu não quero falar de mulheres que apesar de tudo o que fazem, e elas sempre têm múltiplas tarefas e habilidades, são vítimas de violência.

Hoje eu quero falar sobre uma paraibana que lutou contra muitas barreiras e venceu. As batalhas foram contra a pobreza, o constrangimento por trabalhar desde criança e sair da labuta para ir à escola ainda suada e que enfrentou também o preconceito por ser lésbica.

Esse perfil é de Tarciana Medeiros, nascida em Campina Grande, ex-feirante e ex-dona de fiteiro. Funcionária de carreira do Banco do Brasil, ela foi a primeira mulher a comandar a instituição em 215 anos de história, e também a única à frente de uma das empresas brasileiras da Forbes Global 2000, uma lista que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo.

Tarciana é um dos destaques da lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano. A executiva estreou na 24ª posição e é a única brasileira do ranking.

Nossa conterrânea é um exemplo do que a determinação feminina pode produzir: tudo. Claro que ela é uma exceção. Os fatores limitantes normalmente impostos às mulheres fazem com que muitas desistam de seus objetivos sem alcançá-los. É a tripla jornada, é a discriminação, o pagamento de salários mais baixos a mulheres que fazem o mesmo trabalho que homens e até mesmo empresas que não querem contratar mulheres porque podem engravidar e por vezes precisam faltar ao serviço para cuidar dos filhos ou mesmo dos pais. Na nossa sociedade, o cuidado é feminino, mas isso já é outra estatística.

Tarciana chegou lá, parabéns para ela. Da feira à Forbes. Quisera eu que muitas outras meninas e mulheres não precisassem executar os trabalhos de Hércules ou superar a sina de Sísifo para ter um futuro brilhante. É isso que toda mulher deveria ter direito em recompensa ao próprio esforço.

Por enquanto, nosso orgulho está com Tarciana. Ela é o nosso sublime torrão na Forbe e nela depositamos nossas esperanças de pavimentar um caminho mais amplo para outras mulheres viverem em paz e chegarem onde seus sonhos as levarem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem