Jornalistas e empresários debatem uso da Inteligência Artificial no mercado de comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Você já utilizou ou acompanha as discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na sua área? Se não, é bom ficar atento! As mudanças estão ocorrendo de maneira muito rápida e alguns profissionais estão de olho nisso. Nessa quinta-feira (16), jornalistas e empresários se reuniram com outros especialistas em comunicação para debater o assunto e avaliar o que já está sendo praticado no mercado de IA. O debate ocorreu no Complexo Cabe Mais, em Cabedelo-PB, região metropolitana de João Pessoa.

Os palestrantes Rivaldi Costa e Maurício Nunes, co-fundadores da Nômade.nu, agência de publicidade e propaganda de Recife-PE, destacaram como algoritmos de IA estão sendo utilizados para automatizar tarefas rotineiras, acelerando a produção de notícias e possibilitando uma cobertura mais abrangente. No entanto, à medida que a IA se torna uma ferramenta indispensável, um dilema moral emerge. “Tivemos a preocupação de abordar as questões éticas em torno da automação no jornalismo, incluindo o viés algorítmico e a responsabilidade dos profissionais em garantir a precisão e a imparcialidade”, ressaltou Maurício Nunes.

O evento provocou uma reflexão sobre como equilibrar a eficiência proporcionada pela IA com a necessidade contínua de jornalismo ético. “O debate com os colegas foi estimulante, destacando como essas ferramentas já estão integradas ao nosso dia a dia e como podemos potencializá-las, não apenas otimizar nosso trabalho, mas também nos permitem explorar novas abordagens e aprofundar a qualidade de nossas narrativas, na geração de pautas mais assertivas ou na personalização da entrega de conteúdos, utilizando essas ferramentas de maneira ética e estratégica”, declarou o jornalista, Edcarlos Santana.

“Essa foi a primeira de muitas palestras que estamos planejando realizar dentro do Cabe Mais. Assim como outros empresários, estamos acompanhando esse debate e colocando em prática algumas ferramentas. Nosso objetivo foi expandir essa discussão com os jornalistas e estimular a reflexão sobre o assunto. É um caminho sem volta, mas que requer cuidado com as questões éticas, garantindo que a busca pela eficiência não comprometa a integridade do setor jornalístico”, reiterou Daniel Freitas, um dos sócio-diretores do Cabe Mais, ao lado de Francisco Leocádio Freitas, que também participou do evento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa