O miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão ou Teteus, foi morto nesta segunda-feira em confronto com agentes da Polícia Civil, em operação que contou com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Polinter e unidades especializadas. Moradores relatam que, durante a incursão, na região de Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, teve intenso tiroteio. Balanço do RioÔnibus contabiliza 35 coletivos queimados, 20 deles do município, sendo 5 BRTs; a Comlurb também contabiliza um caminhão queimado, em Campo Grande. Um menino de 10 anos foi baleado de raspão no joelho, levado à UPA de Paciência e já teve alta.
Faustão é sobrinho de Luis Antonio da Silva Braga, o Zinho, criminoso que assumiu o controle da maior milícia do estado do Rio, que atua na Zona Oeste. O comando da organização foi herdado após morte de seu irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko.
Considerado pela polícia como o segundo homem na atual hierarquia da maior milícia do Rio, Faustão é apontado em investigações como o principal homem de guerra de Zinho na disputa de território com bandos rivais. Ele seria encarregado de chefiar rondas feitas pela milícia do tio na Zona Oeste.
A Operação Dinastia — da Polícia Federal e do Ministério Público — foi desencadeada em 2022 após a morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, em Campo Grande, na Zona Oeste. Em um diálogo entre Rodrigo dos Santos (Latrell) e Faustão, os dois criminosos comentavam o caso, afirmando ter que “resolver esses velhos logo”, a quem definiram como “praga do crl”(sic). Para o Gaeco, isso indicava uma conspiração para executar os irmãos Guimarães, ex-policiais chamados de “velha guarda” da milícia.
Pelas redes sociais, moradores relatam intenso tiroteio. De acordo com o RioÔnibus, foram 35 coletivos queimados. Vinte deles são do município (sendo cinco BRTs). Segundo a Comlurb, um caminhão basculante que fazia a remoção de entulho foi incendiado quando passava pela Estrada das Agulhas Negras, em Campo Grande. O motorista e o gari conseguiram sair do veículo e estão em segurança.
Segundo a Mobi-Rio, “por questão de segurança”, as linhas de BRT do corredor Transoeste foram temporariamente suspensas na tarde desta segunda-feira. Apenas as linhas 13 (Mato Alto—Alvorada), 22 (Jardim Oceânico—Alvorada) e 25 (Mato Alto—Alvorada) estão em operação no corredor.
Informações do Corpo de Bombeiros dão conta de diversos chamados para “eventos de fogo” em bairros da Zona Oeste. Além de um ônibus incendiado na Avenida Brasil, na altura de Paciência, há chamados para ruas de Guaratiba, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz e Campo Grande. Também há relatos de incêndio em ônibus no Recreio dos Bandeirantes.
Ao todo, 15 quartéis foram acionados, de acordo com os bombeiros:
Guaratiba
Santa Cruz
Itaguaí
Sepetiba
Seropédica
Irajá
Campo Grande
GOCG (Central)
Barra da Tijuca
Méier
Realengo
Jacarepaguá
Penha
Recreio dos Bandeirantes
Alto da Boa Vista
O trânsito na Avenida Brasil, na chegada à Zona Oeste, está intenso, com relatos de uma carreta atravessada na altura do Jardim Palmares.
O Centro de Operações Rio, da prefeitura, pediu para que as pessoas “evitem os locais citados”. “Vias dos bairros estão impactadas e ônibus incendiados”, informa.
Autoridades se manifestam; aulas suspensas
O governador Cláudio Castro se manifestou pelas redes sociais: “o crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!”, exclamou, depois de parabenizar os agentes envolvidos na operação.
“Não vamos parar! Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários. Hoje demos um duro golpe na maior milícia da Zona Oeste”, disse Cláudio Castro.
Quero parabenizar os nossos policiais da DGPE, da Core e da Draco, por prenderem hoje, em Santa Cruz, o Faustão ou Teteu – que era o braço direito e sobrinho do miliciano Zinho.
Não vamos parar! Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) October 23, 2023
Já o prefeito Eduardo Paes compartilhou uma notícia dos incêndios nos coletivos. Na publicação, chamou de “burro” quem ateou fogo e ainda fez um apelo:
“Ou seja, únicos prejudicados: moradores das áreas que eles dizem proteger! Essa gente precisa de uma resposta muito firme das forças policiais! Como prefeito, apelo ao Governo do Estado e ao Ministério da Justiça para que atuem para impedir que fatos assim se repitam”, disse Paes.
Quando o sujeito além de bandido é burro. Milicianos na Zona Oeste queimam ônibus públicos pagos com dinheiro do povo para protestar contra operação policial. Quem paga é o povo trabalhador. E para piorar, tivemos que interromper serviços de transporte na Zona Oeste para que… pic.twitter.com/NLzj6K1dXF
— Eduardo Paes (@eduardopaes) October 23, 2023
Extra Online