Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação de combate ao furto de energia prende duas pessoas em Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última semana, a Energisa, em parceria com a Polícia Civil, identificou fraude no consumo de energia em uma residência e em um estabelecimento comercial, localizado na cidade de Cabedelo. Tanto o proprietário da casa, como do estabelecimento foram conduzidos à delegacia.

O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população, impactando o fornecimento de energia para os clientes regulares, além de riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e acidentes fatais.

O gerente de serviços comerciais e combate a perdas da Energisa Paraíba, Danillo Lelis, destaca que a empresa realiza inspeções diariamente com o objetivo de zelar pela segurança da comunidade e do sistema elétrico, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes.

“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. No caso dessa casa e estabelecimento comercial, o risco se estendia aos frequentadores dos locais e população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destaca.

Só neste ano de 2023, na Paraíba, as equipes realizaram mais de 69 mil inspeções, onde foram identificadas quase 14 mil irregularidades e recuperados cerca de 21.607 MWh de energia. A energia desviada é suficiente para abastecer aproximadamente mais de 140 mil imóveis com consumo médio de 150 kWh, durante um mês.

“Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia”, acrescenta Danillo.

Como denunciar

A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whatsapp 83 9 9135-5540 e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB