Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Segurança e Educação definem estratégias para combater fake news e ameaças às escolas da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Frear a propagação das fake news e identificar os responsáveis pela criação destes conteúdos criminosos que anunciam supostos ataques a escolas na Paraíba são os objetivos da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) por meio de uma interação com a Secretaria da Educação do Estado. Os temas foram discutidos durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (11) na Sesds. O secretário de Segurança, Jean Nunes, e o secretário da Educação, Roberto Souza, junto com representantes das Forças de Segurança, definiram estratégias para combater as notícias falsas e manter a segurança nas unidades de ensino da Paraíba.

“Tendo em vista os últimos acontecimentos de ameaças, com fake news sobre ataques nas escolas de todo o país, faz-se necessário que tenhamos uma ação intersetorial que envolve as duas Pastas, traçando as estratégias de prevenção a esse tipo de acontecimentos que vem ocorrendo em outros Estados. A Paraíba tem um corpo de segurança muito qualificado atuando com inteligência, e que inclusive já conseguiu coibir em tempo recorde ações de pessoas que estavam ameaçando as escolas. Estamos preparados graças a essa atuação eficaz dos órgãos de Segurança”, disse o secretário de Educação.

E para manter esta segurança dentro e fora das escolas, o secretário Jean Nunes afirmou que esta interação é fundamental. “Aumentamos esta rede de comunicação para monitorar e acompanhar eventuais ataques ou ameaças, por isto este chamamento. Tratamos com a Secretaria de Educação, no sentido de aumentar este leque e interagir com mais velocidade. Isto já vem sendo feito, mas procuramos ainda mais agora ter uma preocupação diferenciada com os alunos e com os profissionais de educação, gestores e professores. É necessário um canal de denúncias mais rápido e demonstrar para a Secretaria de Educação o que as forças de Segurança com o Gaeco vêm fazendo aqui no Estado”, explicou.

Força Tarefa – A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) criou uma força-tarefa com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e órgãos operativos da pasta (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) para monitorar e combater, de maneira integrada, qualquer tipo de ameaça ou violência no âmbito das instituições de ensino do Estado.

Para isso, o Sistema de Inteligência Estadual tem agido com outras agências de Inteligência do Brasil, Ministério da Justiça e da Segurança Pública e empresas que gerenciam redes sociais no país, com o objetivo de obter informações que contribuem para esse trabalho.

Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas rondas e policiamento preventivo no perímetro de unidades de educação, assim como operações de repressão qualificada, a exemplo da Operação Guardião, ocorrida na manhã desta terça-feira (11), em Campina Grande, em uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba com Gaeco, quando foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente, a fim de prevenir possíveis infrações ou crimes, bem como apurar as condutas de investigados em relação a uma suposta intenção em atacar alunos de uma escola.

Com o monitoramento de redes sociais, já foram identificados e encaminhados para delegacias competentes suspeitos de praticarem ameaças e atos semelhantes a terrorismo.

As denúncias sobre disseminação de fake news, ameaças e violência nas escolas devem ser realizadas pela população por meio dos números 190 e 197. Ambos os serviços são gratuitos e funcionam 24h.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cartaxo12

Hospital informa que Luciano Cartaxo deve ter alta em breve

chuvaspatos

Chuva forte alaga ruas na tarde deste domingo em Patos

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre