Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Velório de Juca Pontes continua até esta terça; amigos e autoridades se despedem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O velório do poeta, escritor, jornalista e editor Juca Pontes continua hoje e até o meio dia desta terça-feira, 11, na Central São João Batista, no Centro de João Pessoa. Juca, de 64 anos, morreu na madrugada deste domingo, 9, de infarto fulminante. Seu corpo será cremado e as cinzas serão jogadas na Ponta do Seixas.

Ele se queixou nas últimas semanas de falta de ar, foi diagnosticado com pneumonia e estava internado no Hospital Santa Isabel desde o sábado. O quadro piorou rapidamente e Juca teve um derrame pleural. Além disso, os médicos detectaram que o coração do poeta estava crescido.

Ele deixou quatro filhos (Jade, Tao, Maíra e Iam) e quatro netos.

Muito querido, Juca Pontes conquistou milhares de amigos e se notabilizou pelo trabalho como editor de livros. “É difícil um escritor paraibano que não tenha uma obra editada por Juca Pontes”, disse o artista plástico Fred Svendsen. Já o cronista Gonzaga Rodrigues resumiu que além de poeta na escrita, Juca era também na arte de editar livros.

“A API, a poesia, a literatura, a arte e todos os paraibanos estão hoje de luto pela partida repentina e precoce de Juca Pontes, que deixa um legado de amor a arte e a Paraíba”, declarou o presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcos Wéric. A entidade tinha Juca como seu diretor de Cultura.

Juca Pontes era autor de livros como Ciclo Vegetal, Ranhuras do Corpo, Carro de Boi, Laçado do Corpo, dentre outros. Também era proprietário da Forma Editorial, que colocou no mercado livros de uma série de autores da Paraíba e de outros estados.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) também lamentou a partida precoce do escritor: “Na vida encontramos pessoas que traduzem com perfeição o conceito de “amor ao próximo” e são capazes de contagiar o mundo. Meu amigo, Juca Pontes ou apenas “Juquinha” como eu e tantos outros gostávamos de chamá-lo, era um editor perfeccionista, poeta inspirado, redator técnico e acima de tudo um amigo/irmão fiel. Pai dedicado e apaixonado pelos seus, Juca dedicou a vida a trazer a palavra certa no momento certo e tenho que dizer que era um especialista nessa honrosa tarefa. A cada um dos nossos encontros ele sempre me dava um abraço e um beijo que trazia no gesto a grandeza de um ser humano que compartilhava a paz, o carinho e o respeito. A partida precoce de Juca deixa a mim e a Lauremília devastados, pela relação que nutrimos uns pelos outros. Quantas vezes o simples olhar deste bom amigo nos trouxe esperança e ânimo. Mago nas palavras, humilde no caminhar e um talentoso artista que sempre será lembrado. Este é Juca, que sempre que a vida lhe ofereceu tristezas respondeu com um sorriso franco.Sua obra segue viva, seu legado intocado e meu respeito ainda maior… Vá em paz, meu amigo. Sua vida é poesia até na partida, em um dia em que celebramos a ressurreição de Jesus Cristo. Eu e minha casa hoje oramos a Deus para que o receba de braços abertos com o carinho que você distribuiu por onde andou.Te amamos”.

Confira outras homenagens a Juca Pontes:

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa