Presidente da Câmara passa por cirurgia e cancela ida à China com Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não acompanhará o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na viagem à China marcada para esta segunda-feira (10). O motivo é que Lira passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia umbilical na quarta-feira (5) e a recomendação médica é para que ele não viaje.

O presidente Lula vai ao país com uma comitiva de empresários e autoridades e fica até a próxima sexta-feira (14). A agenda começará em Xangai, onde está a ex-presidente Dilma Rousseff, agora presidente do banco dos BRICS. Lula deve participar da cerimônia de posse da ex-presidente na instituição.

A viagem oficial terminará na capital chinesa, Pequim, onde o chefe do Executivo se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping. A expectativa é que o presidente assine pelo menos 20 acordos de cooperação bilaterais.

A data de partida para a China, antes prevista para 26 de março, já tinha sofrido alterações depois que Lula contraiu uma pneumonia.

Presidente do BRICS

Em 24 de março, Rousseff foi confirmada como nova presidente do banco do BRICS. Ela foi eleita por unanimidade pelo conselho de governadores do New Development Bank (NDB) para ficar no cargo até julho de 2025.

Dilma terá um salário equivalente a R$ 220 mil mensais. Ela ainda terá acesso a benefícios como assistência médica, auxílio-viagem e subsídios para a mudança. A sede do banco fica em Xangai, na China.

A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo de março, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substitui o diplomata e economista Marcos Troyjo, indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

 

 

 

Por R7

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa

6cbf3856-2914-4b81-8e33-2741aa558230

PRF apreende 23 kg de Skunk e detém quatro pessoas no Agreste paraibano

cfo2-2

Polícia Militar da Paraíba divulga resultado final do CFO 2026